Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA EVOLUÇÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE BIOCHAR DO LODO DE ESGOTO: REVISÃO DOS ÚLTIMOS 10 ANOS (2012-2022)
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Antonio Karlos Araújo Valença
- Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica - UFPB Responsável pela submissão
2 - Joelda Dantas
Universidade Federal da Paraíba UFPB - Centro de Energias Alternativas e Renováveis
3 - Kelly Cristiane Gomes
-
4 - Thaís de Oliveira Almeida
Universidade Federal da Paraíba UFPB - PPGEM

Reumo

O mundo inteiro enfrenta a problemática em torno das alterações climáticas, e isto se deve a fatores como a rápida industrialização, que por sua vez, gera a enorme quantidade de resíduos durante a produção de bens e serviços, agravando a situação. No contexto do desenvolvimento sustentável, a sociedade e os governos têm importantes desafios a serem enfrentados. Quanto à questão ambiental existe a necessidade urgente de melhorar a gestão de resíduos, reduzir a emissão de gases do efeito estufa, e utilizar com cautela os recursos hídricos, bem como promover a sua preservação.
Com o intuito de oferecer dados sobre o progresso do aproveitamento de resíduos sólidos orgânicos por meio do processo de pirólise nos últimos 10 anos, nesta pesquisa foi realizada uma revisão bibliométrica da literatura que trata da utilização do biochar oriundo do lodo de esgoto, bem como ainda buscou-se apresentar e quantificar dados em torno do tema com o auxílio do VOSviewer, além de explicar as possíveis aplicações em função de suas características adequadas.
Estudos reportam que o biocarvão à base de carbono derivado de biorresíduos ou materiais industriais, está atraindo cada vez mais atenção devido às matérias-primas amplamente disponíveis e ao excelente desempenho, bem como à redução e reciclagem eficientes de biorresíduos (Wang, et al., 2023). O lodo de esgoto, tido como um subproduto proveniente das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), é um resíduo de composição variável, rico em matéria orgânica e nutriente, torna-se um produto com características desejáveis para o setor agrícola e florestal (Krebs, 2014; Gomes et al., 2013).
A pesquisa, quanto à sua natureza, é classificada como quantitativa, tendo por objetivo mensurar ou quantificar um determinado fenômeno, neste caso, realizar a análise da produção cientifica que trata do biocarvão (biochar) oriundo do lodo de esgoto. Quanto aos meios, foi realizada pesquisa documental dos periódicos publicados nos últimos 10 anos (2012-2022). Os registros utilizados são de base secundária e foram obtidos mediante consulta à base de dados Scopus. Esta base foi escolhida devido a sua relevância e difusão dentro da comunidade acadêmica (Caviggioli; Ughetto, 2019).
Por meio da análise bibliométrica foi possível identificar que, ao logo dos anos, houve um crescimento significativo e gradativo das publicações sobre o biochar oriundo do lodo de esgoto, com um quantitativo de 977 trabalhos publicados nos últimos 10 anos e um pico de publicações no ano de 2022 com 197 trabalhos. A área temática que mais houve publicação envolveu as Ciências Ambientais com 40% do total das publicações. A China foi o país que mais intensificou os estudos sobre o biochar do lodo de esgoto, sendo também, o país que mais produziu lodo de esgoto nos últimos anos.
A presente pesquisa apresenta como contribuição uma análise das publicações destacando os eixos temáticos associados, bem como os impactos e desafios enfrentados. Cabe destacar a relevância e a atualidade do tema aqui abordado. Adotar as práticas sustentáveis vai ao encontro da necessidade vital de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Nesse contexto o biocarvão surge como uma forte aliada para viabilizar essa transformação, trazendo novas técnicas capazes de transformar o processo produtivo.
GOMES, D. R; CALDEIRA, M. V. W; DELARMELINA, W. M; ONÇALVES, E. O; RAZZI, P. A. Lodo de esgoto como substrato para produção de mudas de Tectona randis L. Cerne, Lavras, v. 19, n. 1, p. 123-131, 2013. KREBS, R. B. Caracterização do biochar por Pirólise Rápida. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. WANG, Jianlong; WANG, Shizong. Preparation, modification and environmental application of biochar: A review. Journal of Cleaner Production, v. 227, p. 1002-1022, 2019.