Resumo

Título do Artigo

IMPACTO DA ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA NO ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR BRASILEIRO: UM CAMINHO PARA SUSTENTABILIDADE E RESILIÊNCIA
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Tema

Finanças Sustentáveis

Autores

Nome
1 - Lígia Mara Ribeiro
Universidade Federal de Itajubá - IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão Responsável pela submissão
2 - Fabienne Mara Ferreira Matos
Universidade Federal de Itajubá - IEPG/ UNIFEI
3 - André Luiz Medeiros
Universidade Federal de Itajubá - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão

Reumo

A alfabetização financeira, que se refere à habilidade de compreender, avaliar e decidir em temas financeiros, é um aspecto relevante desse cenário. Ela está conectada a 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030, apoiada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e ratificada por 193 países, incluindo o Brasil. A conexão ressalta o papel da educação financeira na definição de políticas que moldam decisões de consumo e comportamentos relacionados à saúde financeira (Forte et al., 2020).
A alfabetização financeira para empreendedores, é crucial. A não compreensão do sistema financeiro pode limitar seu acesso a financiamentos e prejudicar a rentabilidade do empreendimento, (Anshika e Singla, 2022). Lanzarini (2018) diz que a alfabetização financeira é indispensável para embasar decisões financeiras mais efetivas, permitindo ao empreendedor, compreender e se beneficiar das oportunidades financeiras. Segundo Molter (2022) o contexto educacional, desde a infância, tem papel fundamental na formação empreendedora.
Este ensaio discutiu a importância da alfabetização financeira para o empreendedorismo brasileiro, destacando sua relevância na construção de empresas sustentáveis e resilientes no cenário econômico do país. Os estudos apresentados revelam que, apesar da conscientização emergente sobre a relevância da educação financeira, ainda existem lacunas significativas nos níveis de alfabetização financeira entre os empreendedores brasileiros, particularmente entre os Microempreendedores Individuais (MEIs).
LUSARDI, A. Planning and Saving for Retirement. Working Paper, 2003. Disponível em: Planejamento e Economia para a Aposentadoria (researchgate.net) Acesso em: set. 2023. LUSARDI, A.; MITCHELL, O. Financial Literacy and Retirement Preparedness: Evidence and Implications for Financial Education. Business Economics, 2007. LUSARDI, A., MITCHELL, O. S. Financial literacy: Evidence and implications for financial education. Trends and Issues, v. 2009, p. 1-10. Disponível em: https://citeseerx.ist.psu.edu/document?repid=rep1&type=pdf&doi=d4ebf1df4093b11fa396f0b8c37dbf7b75fb00f4 Aces