Resumo

Título do Artigo

A SUSTENTABILIDADE NAS UNIVERSIDADES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Leila Lopes Ramalho
UFRPE-Universidade Federal Rural de Pernambuco - SEDE Responsável pela submissão
2 - Ana Regina Bezerra Ribeiro
UFRPE-Universidade Federal Rural de Pernambuco - Sede
3 - Iasmim Taisle Gomes Vanderlei de Almeida
UFRPE-Universidade Federal Rural de Pernambuco - SEDE - Campus Recife
4 - natalia araujo de lima luna
Universidade Federal Rural de Pernambuco - sede

Reumo

Diante das consequências da degradação ambiental, a sociedade começou a demandar esforços para que as organizações operem de maneira que sigam as prerrogativas do desenvolvimento sustentável (MACEDO; FERRARI, 2014). Diante disso, como as próprias organizações, as Instituições de Ensino Superior (IES) também geram impactos socioambientais por meio da operacionalização das suas atividades (MELERO et al., 2020; RAMDAN et. al, 2023).
Considerando tais problemas ecológicos causados pelas atividades das IES, o objetivo central da pesquisa é responder a seguinte questão: “Quais são as ações, técnicas e estratégias sustentáveis que as instituições de ensino superior utilizam?”. Dessa forma, a proposta do artigo é explorar e descrever através de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), as iniciativas das Universidades na busca da integração da sustentabilidade em suas operações.
Vale salientar que o conceito de desenvolvimento sustentável está estruturado nos pilares do desenvolvimento econômico, da inclusão social e da responsabilidade ambiental, assim conduzindo à estruturação de um novo comportamento direcionado para a conservação do meio ambiente (WEDY, 2018).
A pesquisa é classificada pela natureza qualitativa, quanto aos objetivos, esta pesquisa se classifica como exploratória e descritiva. Para a elaboração da RSL foi utilizado o checklist 2020 PRISMA- Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses.A RSL objetivou identificar exemplos de estratégias e técnicas sustentáveis adotadas por Universidades em todo o mundo. A partir disso, a busca nos bancos de dados resultou em 2974 documentos,dos quais 733 corresponderam à base Scopus e 2241 à Web of Science. Que foram selecionados e lidos integralmente 34.
Com a análise dos artigos foram identificadas várias iniciativas feitas nas universidades, como a aplicação de workshops e seminários. As tecnologias novas atuam como ferramenta crucial para o uso racional e diminuição de consumo de energia. Com relação a gestão de resíduos foi observado o incentivo a reciclagem praticado pelas universidades em conjunto com a preocupação com a destinação final do resíduo. Além disso, foi visto o florestamento urbano, incentivo e utilização de métodos de transporte mais limpos. E por último, o uso de métodos tradicionais de construção e materiais alternativos.
Conclui-se que a gestão ambiental nas universidades por todo o mundo perpassa por vários temas e está integrada em diferentes ações socioambientais, necessitando de uma visão holística que gere maior eficiência e profundidade em sua compreensão, visto que para alcançar o gerenciamento ambiental mais eficiente, as IES devem promover diferentes tipos de ações, tendo em vista que os danos ambientais são causados por variados fatores que dão suporte a execução das suas operações e atividades.
MACEDO, L.C.; FERRARI, M.A. O papel da comunicação no processo de sustentabilidade: um estudo nas empresas varejistas de grande porte do Estado de São Paulo. Comunicologia - Revista de comunicação e Epistemologia da Universidade Católica de Brasília, Brasília, p. 281-302, 2014. MELERO, José et al. Caracterización de residuos sólidos en una IES; el caso del ITMexicali. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 3, n. 4, p. 4408-4415, 2020. WEDY, Gabriel. Desenvolvimento sustentável na era das mudanças climáticas: um direito fundamental.Editora Saraiva,2018.E-book.