Resumo

Título do Artigo

ACCOUNTABILITY: ANÁLISE EM PROJETOS DE PESQUISA JUNTO A UMA FUNDAÇÃO SOB A ÓTICA FINANCEIRA E DOS ODS
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Alessandra Rodrigues Machado de Araujo
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Contabilidade Responsável pela submissão
2 - Denize Demarche Minatti Ferreira
Universidade Federal de Santa Catarina - CSE
3 - Luiz Felipe Ferreira
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - CSE/CCN

Reumo

De acordo com Mauricio, Rodrigues e Nunes (2019) a accountability vai além de uma prestação de contas, em que traz ainda maior transparência e forte relação com a participação da sociedade. Silveira (2007) afirma que as Fundações proporcionam a utilização de conhecimento científico para melhorar a qualidade de vida. Como as Fundações fazem parte do terceiro setor e captam recursos do Estado e/ou de diversas empresas, possuem dentre seus objetivos o de promover o bem-estar social por meio de de ações assistenciais, culturais e de promoção da cidadania (Nunes, 2006).
Diante do que foi colocado, o presente artigo é norteado pela seguinte questão de pesquisa: Como ocorre accountability dos projetos de pesquisa da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC) sob a ótica financeira e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? Assim, o objetivo é analisar accountability dos projetos de pesquisa da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC) sob a ótica financeira e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Tem-se no referencial teórico que compõe a presente pesquisa os temas de Accountability, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Terceiro Setor e Fundações de Apoio. Torres et al. (2011) afirma que devido ao crescimento terceiro setor a accountability tornou-se fator de sustentabilidade, em que as organizações estão inseridas em um ambiente competitivo tanto por recursos financeiros como por não financeiros, em que terão maior probabilidade de captação de recursos aquelas que melhor atenderem às necessidades de informação dos financiadores.
Esse estudo de caso tem como fonte os dados resultantes das ações/projetos incorridas(os) na Universidade Federal de Santa Catarina – especificamente os projetos firmados pela FEESC, que estavam vigentes durante o ano de 2022. De acordo com a Plataforma SIGPEX, apenas os projetos de pesquisa possuem a possibilidade de classificação pelo ODS. Assim, identificou-se uma população de 119 projetos de pesquisa firmados pela FEESC junto à UFSC em andamento em 2022. Destes, 52 representam a amostra da pesquisa, pois possuíam o atendimento a pelo menos um ODS.
A análise e discussão dos resultados compreende a apresentação da Fundação Stemmer e da discussão dos achados da presente pesquisa com a análise da accountability das informações financeiras e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Rodríguez, Gutiérrez e Albarracín (2020) ressaltam sobre a responsabilidade das instituições do terceiro setor quanto ao aumento de transparência de suas informações. Por conseguinte, se reconhece nesta pesquisa que tais projetos prestam contas das suas informações financeiras, assim como estão vinculados e contribuindo, em diferentes níveis, para os ODS.
Verifica-se que a accountability dos projetos de pesquisa vinculados à FEESC e UFSC em 2022 possui relevantes informações financeiras para acompanhamento da prestação de contas dos valores despendidos nos projetos. Já quanto às informação qualitativas relacionadas aos ODS, necessitam de maior engajamento dos projetos para que ocorra o auxílio para o desenvolvimento sustentável proposto pelas Nações Unidas. Analisando-se a prestação de contas dos valores despendidos pelos projetos, identificou-se que do montante total de R$ 7.794.578,83 cerca de 28% foi destinado às bolsas de pesquisa.
Campello, L. G. B., & da Silveira, V. O. (2016). Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e o Greening das Universidades. Revista Thesis Juris, 5(2), 549-572. Campos, A. M. (1990). Accountability: quando podemos traduzi-la para o português?. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 24(2), 30. Cumbe, L. L.; Inácio, H. (2018). The impact of external audit on the accountability of the common fund of the Mozambique National Institute of Statistics. Managerial Auditing Journal, 33(6/7), p. 538-557.