Resumo

Título do Artigo

ARMAZENAMENTO GEOLÓGICO DE GASES: UM ESTUDO DAS TECNOLOGIAS CCUS E P2G NA BACIA DO RECÔNCAVO
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Maria Eduarda de Andrade Rios
Universidade Federal da Bahia - Escola Politécnica da UFBA
2 - Alana Almeida da Costa
Universidade Federal da Bahia - Escola Politécnica Responsável pela submissão
3 - George Câmara
SENAI Cimatec - Cimatec
4 - Roberto Câmara
-
5 - Rosana Lopes Lima Fialho
-

Reumo

Reservatórios geológicos têm sido considerados uma alternativa para armazenamento de gases em larga escala, auxiliando em problemas relacionados à intermitência e falta de despachabilidade das fontes de energia renováveis. No entanto, nem todo reservatório é adequado para instalações de armazenamento de energia, principalmente hidrogênio, por questões como permeabilidade, porosidade, profundidade, rocha capeadora, entre outros. A Bahia abriga vários reservatórios esgotados de óleo e gás, podendo ser um potencial local para aplicação das tecnologias relacionadas ao armazenamento dos gases.
Devido à natureza estocástica e não contínua da disponibilidade de fontes renováveis, o armazenamento de energia elétrica é um dos principais desafios para a integração de usinas renováveis de grande porte na rede elétrica. O armazenamento de gases na formação geológica, onde o gás armazenado pode ser retirado em períodos de alta demanda é uma opção de armazenamento de energia a longo prazo. O objetivo geral deste estudo é estudar duas das tecnologias de armazenamento subterrâneo de gases, a CCUS e P2G para potencial aplicação dessas tecnologias em reservatórios da Bacia do Recôncavo.
Sistemas subterrâneos de armazenamento de gases, incluindo o armazenamento de gás natural, CO2 e H2, estão sendo explorados como uma solução potencial para a transição energética, com o H2 podendo ser armazenado no subsolo em formações geológicas, como aquíferos e reservatórios de petróleo e gás depletados. Tecnologias como a captura, armazenamento, captura e utilização de carbono (CCUS) e a Power to Gas (P2G) representam tecnologias protagonistas do processo de transição energética e podem ser aplicadas em reservatórios geológicos.
Para a execução deste trabalho foi realizado um estudo exploratório, em livros, artigos, revistas e documentos, dado que foi possível o conhecimento do objeto tanto no contexto em que se insere como, o seu significado e extensão. A metodologia de pesquisa aplicada neste trabalho constitui-se na utilização de dados secundários. Esses dados foram obtidos através da análise dos documentos disponibilizados pela EPE (2022), consulta à especialistas de outras universidades, participação em cursos e eventos relacionados ao objeto de estudo.
Os reservatórios de petróleo e gás depletados são opções adequadas para armazenamento subterrâneo de gases, devido às suas estruturas geológicas já estarem bem caracterizadas, boa estanqueidade dos reservatórios e integridade da sua rocha capeadora, além da pré-existência de instalações superficiais e subterrâneas. A Bahia foi pioneira na aplicação das tecnologias subterrâneas no Brasil. Além da sua proximidade com refinarias, polo petroquímico, termelétricas e as maiores cidades baianas, a torna uma região potencial para a aplicação de tecnologias, como CCUS e P2G.
O pioneirismo quanto aos novos usos dos reservatórios geológicos pode colocar toda a indústria de petróleo e gás do estado da Bahia em destaque mundial, principalmente em um estado que possui a maior capacidade instalada para produção de energia eólica e um dos maiores produtores de energia solar do Brasil. O uso dos reservatórios depletados de petróleo e gás para armazenamento de CO2, H2 e outros gases, através de tecnologias como a CCUS e P2G, pode possibilitar a produção de metano para atender diversas indústrias sendo mais um elemento para contribuir com a transição energética.
CÂMARA, G. A. B.; GÁLVEZ-MARTOS, J. L. (2022, July). Decision-making method for application of Underground Technologies in porous geological reservoirs. In 11th International Workshop on Advances in Cleaner Production. Florence, Italy. CÂMARA, G.; GALERA, S. Geological Reservoir Use: New Trends – A Legal Aspect Analysis. In 10th International Workshop on Advances in Cleaner Production. Ferrara, Italy, 2021. EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA. Balanço Energético Nacional 2022. Disponível em: htttps://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/ balanco-energetico-nacional-2022.