Resumo

Título do Artigo

Estratégias e Inovação e Desenvolvimento Sustentável em uma indústria de Pequeno Porte fabricante de Produtos Inox
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Tais Pentiado Godoy
Academia da Força Aérea - Academia da Força Aérea Responsável pela submissão
2 - Newton Hirata
Academia da Força Aérea - Divisão de Ensino
3 - Maria Carolina Martins Rodrigues
Universidade de Algarve - Universidade de Algarve
4 - Leoni Pentiado Godoy
Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Tecnologia
5 - LUCIANA APARECIDA BARBIERI DA ROSA
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Pontifícia Universidade Católica Rio de Janeiro

Reumo

Para Alves (2016) estratégias de inovação podem ser uma prática fundamental para o alcance do desenvolvimento sustentável, podendo contribuir também para ganhar produtividade. Essa competitividade empresarial em que a sociedade está inserida, de certa forma gera dificuldades em uma implantação de gestão ambiental, gerando valor agregado ao produto/serviço, já que essa competividade está atrelada a entregar qualidade e sustentabilidade com preço atrativo (Adams et al. 2016).
Nesse momento surgem alguns questionamentos tais como: De que forma as organizações que atuam em ambientes altamente competitivos podem se beneficiar das estratégias da inovação? Objetivo dessa pesquisa é analisar, de que forma as estratégias de inovação e o desenvolvimento sustentável podem ser aliados à proteção do meio ambiente.
Os estudos sobre inovação tiveram crescimento com a pesquisa de Schumpeter, no início do século XX, sendo um dos marcos principais para ascensão econômica e meio essencial para a obtenção de vantagem competitiva das organizações. A inovação estimula o desenvolvimento sustentável em um mercado altamente competitivo (Banerjee, 2014), e é indispensável para a sobrevivência mercadológica (Crossan & Apaydin, 2010). A ideia do chamado Desenvolvimento Sustentável (DS) ganhou notoriedade em 1983, no Relatório Brundtland, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD).
Esse estudo trata de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, que proporciona uma visão geral do estudo realizado e descritivo apresentando as características observadas (Gil, 1999) sob a forma de um estudo de caso. O estudo de caso é uma das formas de fazer pesquisa em estudos organizacionais e gerenciais, contribuindo com a essência do tema para aumentar o conhecimento científico sobre o assunto, e relacionar as melhorias e os resultados operacionais e estratégicos da empresa em estudo. Foram realizadas entrevistas com amostra não-probabilística.
A Empresa ALFA foi criada em 2010, empresa privada com apenas um proprietário. Trabalha com produtos que têm o inox como a principal matéria-prima. Inicialmente, produzia corrimão para prédios residenciais e comerciais. Em 2015, passou a produzir gradis (parapeito). Em 2018 iniciou a fabricação de mesas, balcões, ganchos, prateleiras e cubas, principalmente para açougues, bares, restaurantes e similares.
As estratégias de inovação estão fortemente relacionadas às vantagens competitivas sustentáveis, as quais apresentam desafios para as empresas, governos e sociedade, tanto na compreensão de seus conceitos teóricos, quanto para a transformação dos seus pressupostos em práticas operacionais. Em face ao exposto, pelos respondentes da empresa ressalta-se que, o aumento de competitividade é, desde sempre, um dos elementos fundamentais considerados pelos gestores.
Bessant, J., & Tidd, J. (2009). Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman. Cook, S., & Smith, K. (2012). Introduction: Green Economy and Sustainable. Development: Bringing back the social. Springer Link, 55(1), 5-9. Costa, A. C.V.; Santos, C.de F.S.O., & Oliveira, V. M. (2011). Indicadores de ecoinovação e competitividade sistêmica: construindo relações. In: ENANPAD, 35, Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro. Gil, A. C. (1999). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª Ed. São Paulo: Atlas.