Resumo

Título do Artigo

ANTROPOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: UMA ANÁLISE COM A COOPERAÇÃO DA TRÍPLICE HÉLICE EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS SOB O INCENTIVO DE FOMENTOS PARA CRIAÇÃO DE SPIN-OFFS E STARTUPS EMERGENTES DO EMPREENDEDORIS
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Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Cora Franklina do Carmo Furtado
Universidade Estadual do Ceará - Universidade de Fortaleza Responsável pela submissão
2 - Marina Dantas de Figueiredo
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - PPGA

Reumo

Este ensaio tem por tema o olhar da antropologia do desenvolvimento nas práticas de empreendedorismo com o fomento em instituições como o CNPQ e Funcap para aplicação de recursos em universidades públicas e de como os participantes destas instituições assumem o papel de protagonizar na vertente do tríplice hélice, financiamento governamental, professores e criação de negócios do ensino superior em uma prática empreendedora. A antropologia do desenvolvimento é recente. “Pouco tempo depois da criação de órgãos e programas de desenvolvimento em vários países, na época pós-guerra dos anos 40 e 50,
As universidades trazem uma proposta de mudança de vida das pessoas direta e indiretamente e são ambientes que transformam a realidade econômica e social de pessoas e da sociedade de uma forma geral. “No entanto, apesar do impacto positivo extraordinário que as universidades geram no mundo, essas instituições extraordinárias têm se visto cada vez mais sob escrutínio, seja pelo seu custo de operação, seu valor ou sua relevância.” (BATY apud FUESSEL, 2023, p. 8). O maior desafio encontrado na universidade pública pode ser justamente nos seguintes elementos: empreendedorismo docente.
O ensaio considerou o empreendedorismo docente sobre o arcabouço de uma teoria da antropologia do desenvolvimento em construção mesmo que constitua práticas de desenvolvimento que ainda precisam evoluir em diversos aspectos que esbarram nos movimentos burocráticos. Porém o movimento empreendedor docente constitui uma crescente prática inovadora que empreende e propõe desenvolvimento embasado em sólido conhecimento técnico e científico contextualizando uma saída efetiva ao desenvolvimento sustentável e contribuindo para o alcance das metas dos ODS 4, 8 e 9. Sugere-se avançar nos estudos.
ETZKOWITZ, Henry; ZHOU, Chunyan. Hélice Tríplice: inovação e empreendedorismo universidade-indústria-governo. Estudos avançados, v. 31, p. 23-48, 2017. FUESSEL, ANGIE K. Como Ser Uma Instituição Transformadora: um guia prático com ferramentas para o seu campus ganhar relevância e resiliência e para que consiga manter a liderança num mundo em acelerado processo de transformação. Recife, FASA, 2023. ORGANIZAÇÕES DA NAÇÕES UNIDAS. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em 02 out. 2023.