Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: UMA ANÁLISE DA COMPANHIA DE GÁS DO CEARÁ
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Maria Regiane Araújo Cavalcante
Universidade Federal do Ceará - UFC - UFC Responsável pela submissão
2 - MEIRILANE DO NASCIMENTO
Universidade Federal do Ceará - UFC - Ppac
3 - José Carlos Lázaro da Silva Filho
- Universidade Federal do Ceará
4 - Ana Paula Moreno Pinho
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC

Reumo

Na busca por eficiência, ao menor custo possível, para as empresas públicas, o desafio não é gerar riqueza, mas sim agregar valor para o preço pago pela prestação de serviços aos seus usuários. Dessa forma, o setor público vale-se da inovação que depende, em grande parte, da capacidade de encontrar novas maneiras de fazer as mesmas coisas por meio da exploração de novas oportunidades (TIDD; BESSANT, 2015).
Face ao exposto, o problema que orienta esta pesquisa está descrito no seguinte questionamento: De que maneira se dá a gestão da inovação nos serviços da Companhia de Gás do Ceará? Com intuito de responder o problema da pesquisa, este estudo tem por objetivo geral analisar a gestão da inovação em serviços na Companhia de Gás do Ceará. Com a finalidade de alcançar os resultados desejados, o estudo tem como objetivos específicos: (1) Analisar os direcionadores (drivers) que influenciam a inovação em serviços da CEGÁS, (2) Levantar as inovações mais significativas introduzidas nos últimos anos.
Conforme Schumpeter (1934 apud GUSTAFSSON et al., 2020), qualquer novo produto, serviço, processo ou ideia pode ser chamado de invenção, porém para tornar-se uma inovação, no entanto, a invenção deve ser introduzida no mercado e ter um lucro substancial, e que uma inovação também pode mudar o mercado, levando outras empresas a imitar e seguir. A OECD (2018) dividiu em dois tipos principais a inovação: inovações que mudam o produto da empresa (inovações de produto/serviço) e inovações que mudam os negócios/processos da empresa (inovações de processos de negócios).
A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória, descritiva e estudo de caso único. Essa pesquisa quanto aos objetivos é classificada como exploratória e descritiva. Pode ser classificada como exploratória, pois tem como foco obter familiaridade com o campo de estudo, pois a temática em questão foi pouco explorada, obtendo-se uma visão geral acerca dos fatos. É descritiva, pois busca descrever as características de determinada população ou fenômeno, ou o estabelecimento de relações entre variáveis (GIL, 2019).
Com relação aos drivers internos pode-se perceber que a empresa se caracteriza por demonstrar através dos entrevistados uma cultura organizacional voltada para o incentivo a criatividade, além, entretanto, não possuem estratégias em inovação, pois o mesmo, só é citado por meio de previsões orçamentárias, os funcionários só têm ciência de alguma implementação de ações inovativas somente após o amadurecimento do projeto, estes são informados através de reuniões.
Durante as entrevistas ficou claro que a alta direção, principalmente o presidente da companhia, busca constantemente investir e incentivar a inovação, reverberando para toda a corporação esse “espírito” inovador. Para o alcance do segundo objetivo específico, foram elencadas as inovações implantadas e as que estão em fase de desenvolvimento. Tendo como destaque a utilização de biogás provenientes de aterro de resíduos sólidos e gasoduto em Poliamida 12, que levaram a empresa a ser conhecida a nível nacional e internacional, servindo como referência para outras empresas do setor.
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