Resumo

Título do Artigo

A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA IRIS+ PARA A MENSURAÇÃO DO IMPACTO EM NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Gabriel de Sousa Rodrigues
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - PPGA/UNIFOR Responsável pela submissão
2 - Daiane Neutzling
- Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza

Reumo

As soluções proporcionadas a partir das intervenções dos negócios de impacto socioambiental (NIS) podem gerar transformações benéficas para o público-alvo a que se destina, o chamado impacto. Tal impacto pode ser gerado a partir de soluções voltadas para diferentes grupos de beneficiários como clientes, fornecedores, colaboradores a ou como subsídio, comprovando que o direcionamento dos benefícios ofertados pelos NIS pode ser variado (SUGAHARA; RODRIGUES, 2019). Segundo Barki, Comini e Torres (2019), a comprovação do impacto positivo é um fator primordial para alavancar NIS.
O estudo em questão teve o propósito de responder à seguinte questão: Como estabelecer indicadores que possam mensurar o impacto de um NIS? Tendo como base esse Problema de Pesquisa, o objetivo geral do estudo foi desenvolvido, o qual baseia-se em propor um conjunto de indicadores de impacto para a Empresa X, utilizada para a pesquisa.
Os negócios de impacto socioambiental (NIS) são organizações que, além de possuírem o intuito de alcançar os seus lucros, objetivam atingir um impacto na esfera social ou ambiental. Como todo tipo de organização, os NIS enfrentam desafios, dentre eles está o de mensurar o seu impacto, de modo a provar e a averiguar se a empresa está conseguindo impactar devidamente a população ou comunidade alvo a que o impacto se destina (FABIANI et al., 2018; LAZZARINI, 2019; MURAD; CAPPELLE; ANDRADE, 2020).
A metodologia deste estudo possui uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório, de modo a seguir uma estrutura de estudo de caso. Para o estudo, foi utilizada uma empresa do setor de moda autoral, aqui denominada como Empresa X. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, além da realização de visitas presenciais à organização. Em relação à análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo, contando com a transcrição das entrevistas realizadas.
Os resultados obtidos revelam que a empresa trabalhava, apenas, com uma gestão de indicadores gerais, especificados para cada setor, porém não possuía indicadores direcionados à mensuração do seu impacto, o que se enquadrava no desafio destacado por esse estudo. Utilizando a metodologia traçada para a pesquisa, partindo de um processo de afunilamento dos indicadores presentes na base do sistema IRIS+, com um número inicial de 736 indicadores, obteve-se uma lista final de 37 indicadores propostos para o contexto vivenciado pela Empresa X.
Pode-se dizer que o sistema IRIS+ oferta uma gama de indicadores de mensuração de impacto adaptáveis a inúmeros contextos vivenciados pelos NIS, uma vez que tal sistema desenvolve seus indicadores a partir de uma fundamentação baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nas 5 dimensões de impacto do IMP, além de taxonomias temáticas (McCARTHY; EMME; GLASGO, 2019). Conclui-se que o objetivo traçado para o estudo foi alcançado com a disponibilização da lista final de 37 indicadores de mensuração de impacto, a partir da ferramenta de mensuração escolhida, o sistema IRIS+.
BARKI, Edgard; RODRIGUES, Juliana; COMINI, Graziella Maria. Negócios de impacto: Um conceito em construção. Revista de empreendedorismo e gestão de pequenas empresas, v. 9, n. 4, p. 477-501, 2019. LAZZARINI, Sergio G. The nature of the social firm: Alternative organizational forms for social value creation and appropriation. Academy of Management Review, v. 45, n. 3, p. 620-645, 2019. MCCARTHY, Kelly; EMME, Leticia; GLASGO, Lissa. IRIS+ Core Metrics Sets. 2019. FABIANI, Paula et al. Avaliação de Impacto Social metodologias e reflexões. São Paulo: IDIS, 2018.