Resumo

Título do Artigo

Waterfront Regeneration e Sustentabilidade para Intervenção Urbana.
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Fernando Caetano Costa
Programa de Pós Graduação em Administração - UFRGS - PPGA-UFRGS Responsável pela submissão

Reumo

A revitalização das áreas urbanas degradadas é objeto de interesse do setor público e privado. O planejamento da gestão urbana em PPPS é alvo de crítica da literatura do urbanismo. A literatura sobre Waterfront Regeneration os identifica como Grandes Projetos Urbanos (GPUs) sendo a sustentabilidade eixo essencial para o planejamento urbano. Na Agenda 2030 da ONU, o ODS 11 se destina a Cidades e Comunidades Sustentáveis. A partir da revisão da literatura, a pergunta da pesquisa é: quais perspectivas de sustentabilidade presentes nos projetos de Waterfront Regeneration?
O abandono das áreas de frente d'água causou degradação de áreas urbanas junto a portos desativados e áreas industriais análogas que perderam suas funções originais . A busca por estratégias utilizando termos como renovação, requalificação, reabilitação ou regeneração tem sido utilizadas para áreas degradadas na literatura reconhecidas como Waterfront Regeneration. A dimensão das intervenções os qualifica como GPUs e que possuem potencial de impactos socioambientais. O objetivo do artigo é identificar quais dimensões de sustentabilidade presentes nos artigos sobre Waterfront (2013-2022).
Buscou-se traçar um panorama do fenômeno waterfront regeneration e suas perspectivas de sustentabilidade. Os os resultados apontaram para uma perspectiva da sustentabilidade com baixa capacidade crítica. A perspectiva para maior envolvimento da sociedade em assuntos urbanos apontadas por todos os artigos parece gerar consenso em torno das decisões de interesse público. A dimensão política interna da sustentabilidade proposta por Sachs (2002), ao que indica os artigos analisados, estão mobilizando as políticas de planejamento urbano voltadas a projetos de waterfront regereration.
Brownill, Sue. 16 Oct 2013, Just Add Water from: The Routledge Companion to Urban Regeneration Routledge. Harvey, David. Do gerenciamento ao empresariamento: a transformação da administração urbana no capitalismo tardio. São Paulo, Espaço e Debates, nº 39, 1996. Jacobs, Jane. Morte e vida de grandes cidades. 3 ed. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. Sachs, I. Estratégias de transição para o século XXI. In: Bursztyn, M. Para Pensar o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Brasiliense, 1993. Sachs, I. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.