Resumo

Título do Artigo

REVISÃO DE LITERATURA EM CONTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: UMA ABORDAGEM ONTOLÓGICA E EPISTEMOLÓGICA SOBRE RELATO INTEGRADO NO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - FABRÍCIO DO NASCIMENTO MOREIRA
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO / PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Responsável pela submissão

Reumo

Na investigação científica a decisão do desenho metodológico deve considerar pressupostos ontológicos e epistemológicos que formarão a base das suposições e hipóteses de pesquisa e, assim, nortearão coerentemente o percurso do estudo. Muito embora a ortodoxia contábil da teoria positiva esteja fundamentada em paradigmas funcionalistas, existem perspectivas alternativas ao mainstream dominante para investigar fenômenos, como por exemplo, os de impactos socioambientais no planeta, admitidas pela teoria da contabilidade.
O objetivo dessa investigação é apresentar uma revisão na literatura sobre os fundamentos ontológicos e epistemológicos da contabilidade socioambiental.
Nessa seção discorrer-se-á sobre as teorias epistemológicas em administração, contabilidade, na pesquisa contábil socioambiental e, finalmente, nos estudos de relatório integrado realizados no Brasil.
A pesquisa está caracterizada como de natureza qualitativa e, de acordo com os procedimentos, sendo do tipo bibliográfica. Foram pesquisados nos sites: Google Scholar e Spell Anpad estudos que tratassem de abordagens epistemológicas e ontológicas de contabilidade socioambiental e relato integrado no Brasil. Inicialmente foram utilizados os respectivos termos de buscas: “relato integrado”; “relatório integrado”; “integrated report”; “integrated reporting”; “contabilidade socioambiental”. Os resultados apresentaram trabalhos do tipo: artigo de periódico e teses. Perfazendo um total de 03 obras
Os resultados apontam que pesquisadores silenciam sobre abordagens epistemológicas e ontológicas em pesquisas de contabilidade socioambiental. Assim a maioria dos estudos parte do pressuposto de existência de uma realidade objetiva e independente e, com isso, possam demonstrá-la de modo neutra e imparcial. Também se identificou que há falta de pluralismo nas concepções e abordagens dessas pesquisas. Isso conduz ao estado de sub cientificismo.
Assim, a ausência da condição multiplural, contribui para que a contabilidade socioambiental seja cooptada pelo mainstream da pesquisa em contabilidade, a teoria positiva, fundamentada na teoria econômica neoclássica. Essa realidade está presente nos estudos sobre relato integrado, onde se reproduzem a retórica do mainstream sem discutir e/ou contrapor o discurso do framework internacionalmente difundido sobre relato integrado. Por fim, uma vez que o trabalho se limitou a estudos no Brasil, sugere-se que se ampliem futuros estudos para níveis transnacionais, bem como em áreas correlatas.
SAUERBRONN, Fernanda Filgueiras; AYRES, Rosângela Mesquita; LOURENÇO, Rosenery Loureiro. Perspectivas pós-coloniais e decoloniais: Uma proposta de agenda de pesquisa em Contabilidade no Brasil. Custos e Agronegócio on line v.13, n. 3, jul/set, p. 120-148, 2017. ZANCHET, Aládio. Ciência livre de valores?: uma abordagem epistemológica da pesquisa em contabilidade ambiental no Brasil. Tese (doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo. 2014.