Resumo

Título do Artigo

EFEITOS DA ROBOTIC PROCESS AUTOMATION SOBRE A SUSTENTABILIDADE SOCIAL
Abrir Arquivo

Tema

Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Pedro Henrique Diehl Cabral
Programa de Pós Graduação em Administração - UFRGS - Escola de Administração Responsável pela submissão
2 - Ariel Behr
-

Reumo

A Robotic Process Automation (RPA) é uma tecnologia recente que promete impactar fortemente os negócios, em particular aqueles cujas rotinas realizadas se enquadram como rotinas de backoffice, caso das rotinas contábil-financeiras. Face aos efeitos disruptivos já observados no mercado de trabalho indiano, questões relativas a sustentabilidade social (SS) envolvidas na entrada da RPA nas organizações são levantadas. A literatura aponta para a necessidade de maior aprofundamento sobre SS bem como sobre os impactos de novas tecnologias nessa dimensão da sustentabilidade.
O estudo busca responder a seguinte questão de pesquisa: "quais os possíveis efeitos que a Robotic Process Automation pode causar sobre a sustentabilidade social no campo contábil?". Para respondê-la Como objetivo geral, "identificar os possíveis efeitos discutidos na literatura que a Robotic Process Automation pode causar sobre os targets dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados com sustentabilidade social no campo contábil".
A RPA é um tecnologia da indústria 4.0 que irá impactar fortemente a contabilidade, caracterizada por rotinas de backoffice, usualmente terceirizadas (outsourcing) para redução de custos. A partir da entrada da RPA, efeitos disruptivos no mercado de trabalho já são observados na Índia, assim cabendo olhar mais aprofundado no campo contábil. A sustentabilidade, em particular a SS, é apontada como pouco explorada na literatura, com problemas de definição e poucos estudos dedicados a explorar os efeitos da indústria 4.0 (onde a RPA está inserida) sobre o trabalho, trabalhadores e sociedade.
O estudo classifica-se como qualitativo, descritivo e documental. Foi realizado a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre duas temáticas: "Sustentabilidade Social nos Negócios” e “Robotic Process Automation na Contabilidade". Para cada temática foi estabelecido termo de busca, e, a partir de critérios de inclusão e exclusão, duas amostras de artigos publicados em periódicos foram atingidas. As mostras foram analisadas através de análise de conteúdo, em processo de codificação data-driven. As categorias analisadas foram Definição de SS e Efeitos da RPA.
A carência por um definição para SS foi ratificada. Assim, foi proposta um definição para SS. Com base na definição proposta, os ODSs e seus targets foram avaliados quanto sua relação com a SS, sendo listados os ODSs e targets identificados nesse sentido. Com os efeitos esperados da RPA no campo contábil, confrontaram-se ODSs e targets relacionados a SS a esses efeitos, quando identificou-se que o mercado de trabalho será o mais afetado, positiva ou negativamente a depender do foco da implementação em corte ou não de funcionários.
A definição proposta para SS oferece suporte teórico mais robustos para pesquisas subsequentes sobre o tema, igualmente à prática, que pode utilizá-la como norte para suas estratégias. A listagem dos ODSs direciona os estudos que desejam focar na SS e aponta para o campo profissional quais ODSs e targets mirar no tocante a iniciativas de SS. A identificação dos efeitos da RPA na contabilidade destaca necessidade de olhar voltado ao trabalhador para dirimir eventuais efeitos prejudiciais da RPA bem como estimular ganhos organizacionais, como melhora do capital intelectual.
Cooper et al. (2019). Robotic Process Automation in Public Accounting. Accounting Horizons, 33(4), 15-35. https://doi.org/10.2308/acch-52466 Margherita, E. G., & Braccini, A. M. (2020). Industry 4.0 Technologies in Flexible Manufacturing for Sustainable Organizational Value: Reflections from a Multiple Case Study of Italian Manufacturers. Information Systems Frontiers. https://doi.org/10.1007/s10796-020-10047-y Missimer et al. (2017). A strategic approach to social sustainability – Part 2: a principle-based definition. Journal of Cleaner Production, 140 (Part 1), 42-5