Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA) APLICADA AO PANORAMA DAS COMUNIDADES QUE SUSTENTAM A AGRICULTURA (CSAS) DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Agronegócios e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Gustavo Alves de Melo
Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia Responsável pela submissão
2 - MARIA GABRIELA M PEIXOTO
Universidade de São Paulo - USP - Escola de Engenharia de São Carlos
3 - Samuel Borges Barbosa
Universidade Federal de Viçosa - Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
4 - Patricia Guarnieri
-
5 - LUIZ GONZAGA DE CASTRO JUNIOR
-

Reumo

A mudança nos padrões de consumo de alimentos no mundo tem significado uma oportunidade de crescimento para modelos agroecológicos de produção. As Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSAs) representam um sistema integrado de colaboração entre coprodutores e agricultores pautado na comercialização de cestas através do pagamento de cotas periódicas pelos seus membros, valor este que financiará a produção e sustento das famílias de agricultores. O objetivo do estudo foi avaliar o desempenho das CSAs da região Sudeste do Brasil através das técnicas PCA e DEA.
Com o crescimento populacional projetado, sistemas agroecológicos terão dificuldades para atender a toda a demanda em um futuro próximo, sendo necessária uma reestruturação interna para fortalecimento e disseminação deste sistema em regiões diversas de todo o mundo. Logo, a insegurança alimentar surge como uma preocupação de diversas entidades de renome como, por exemplo, a Food and Agriculture Organization (FAO). No Brasil, por exemplo, o nível de insegurança alimentar atingiu um patamar de 4,6% dos domicílios, cerca de 3,1 milhões de pessoas entre os anos de 2017 e 2018.
A agricultura orgânica, em especial o sistema das CSAs, se adapta ao modelo de sustentabilidade, já que engloba diversos métodos que buscam diminuir a dependência externa e os danos ambientais, produzindo produtos com maior qualidade e mantendo a valorização do agricultor, com destaque para seus conhecimentos, trabalho e cultura. Contudo, fatores específicos da agricultura orgânica (e.g. cooperativismo, produção sazonal, eliminação do uso de agrotóxicos) demandam meios alternativos de avaliação.
O estudo contempla uma pesquisa de natureza empírica, com objetivos descritivos e explicativos e abordagem quali-quantitativa. Os critérios de sustentabilidade das CSAs analisadas formam o conjunto de variáveis que deverão participar da análise, e as dimensões de desempenho, a saber, demográfica, socioeconômica, agrícola, ecológica, recursos naturais, segurança alimentar, participação feminina, certificação e economia circular.
Os principais resultados apontaram para a necessidade de aumentar o volume de alimentos distribuídos e o número de coprodutoras, bem como reduzir a estrutura de governança de algumas CSAs. Além disso, 50% das CSAs analisadas alcançaram a fronteira de eficiência, o que significa que apresentaram uma eficiência máxima (100%) no processo de transformação de seus insumos em produtos.
As CSAs têm ocupado uma nova lacuna para a produção de alimentos, pautada na produção orgânica e sustentável, onde tanto a qualidade dos alimentos quanto a preservação do ambiente são igualmente importantes. Logo, estudo ao propor uma análise da desempenho das CSAs da região Sudeste do Brasil, alcançou seu objetivo identificando com efeito as DMUs eficientes e ineficientes. Sugerimos inicialmente a realização de pesquisas que contemplem a replicação da metodologia utilizada para outras regiões do país ou até mesmo para outro campo de conhecimento.
SAVARESE, Mariarosaria; CHAMBERLAIN, Kerry; GRAFFIGNA, Guendalina. Co-creating value in sustainable and alternative food networks: The case of community supported agriculture in New Zealand. Sustainability, v. 12, n. 3, p. 1252, 2020. FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION. SOFI 2021: Relatório da ONU destaca impactos da pandemia no aumento da fome no mundo. 2023. Disponível em: https://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/1415747/. Acesso em: 22 mar. 2023.