Resumo

Título do Artigo

Práticas ESG no setor público e gestão de pessoas como ferramenta de apoio
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Antônio Marcos da Silva Oliveira
Esalq/ USP- ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA "LUIZ DE QUEIROZ - USP Responsável pela submissão
2 - THAÍS HELENA ZERO DE OLIVEIRA PEREIRA
FEA-RP/USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP - PPGAO

Reumo

O ESG (environmental, social and governance) diz respeito a um conjunto de práticas relacionadas a aspectos ambientais, sociais e de governança. Tais práticas ultrapassam os limites da chamada sustentabilidade ambiental e perpassam por outras temáticas, como justiça, igualdade e transparência dentro das organizações. Diante disso, o desenvolvimento de estudos e pesquisas relativos à adoção dos princípios de ESG dentro das instituições públicas, aliado à Gestão de Pessoas, mostra-se de suma relevância para o cumprimento do plano de ação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Observa-se a necessidade de que se faça uma verificação qualitativa e quantitativa referente à implementação de práticas ESG no âmbito da Administração Pública, como forma de determinar os entraves e gargalos a serem enfrentados. O presente trabalho objetiva investigar quais foram as principais práticas de ESG implementadas dentro da Administração Pública direta e indireta nos últimos anos. Ademais, buscou-se analisar a existência de abordagens voltadas para a Gestão de Pessoas, como forma de evidenciar a sua importância para o sucesso da implementação das práticas socioambientais.
Em meio a uma sociedade potencialmente globalizada e mercantilizada, Bauman (2001) destaca, em sua obra “Modernidade Líquida”, a fluidez e a efemeridade das relações, em meio à qual a instabilidade parece permear o próprio corpus social, sobressaindo a cultura do descartável e do desperdício. Partindo dessa análise, observa-se que a adoção dos princípios do ESG no meio organizacional pode ser vista como uma forma de garantir maior solidez às empresas, além de possibilitar a ampliação da redução de custos, bem como a construção de uma imagem positiva para as instituições (PACTO GLOBAL, 2022).
A fim de avaliar o uso das práticas de ESG no setor público foi escolhido o método de Mapeamento Sistemático (MS). Para coleta dos estudos primários foram utilizadas “strings” específicas em buscadores do Google Acadêmico e da Plataforma Cafe da Capes. Durante o processo de extração dos dados foram considerados os seguintes metadados: título, ano de publicação e autores. Após a aplicação dos critérios de seleção e exclusão, foram reunidos, ao todo, 18 artigos para análise. Para organização das informações coletadas foi elaborado um formulário com auxílio de um editor de planilha eletrônica.
Os resultados do mapeamento apontaram diversas particularidades relativas à implementação do ESG no setor público, como a maior presença de práticas socioambientais nas empresas estatais de grande porte, além de entraves e barreiras para implementação de estratégias sustentáveis e de governança dentro das instituições governamentais. Por último, ao se abordar a utilização da Gestão de Pessoas como ferramenta de apoio para adoção de práticas de ESG no setor público, não foi constatada nenhuma menção direta dos autores quanto a essa abordagem.
Em meio ao processo de adoção de novas práticas sustentáveis (e de governança) dentro das companhias e órgãos estatais, a Gestão de Pessoas pode atuar como meio orientador das mudanças inovadoras dentro da máquina estatal, incluindo a adoção de novos hábitos e o desenvolvimento gradual de uma nova cultura. A combinação harmônica das práticas de ESG junto ao patrimônio intelectual das organizações governamentais pode funcionar como um mecanismo de avigoramento das instituições públicas, de forma que estas passem a ser cada vez mais valorizadas e respeitadas por toda a sociedade.
Bauman, Z. 2001. Modernidade Líquida. 1ed. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Chiavenato, I. 2010. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3ed. Elsevier, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Pacto Global. ESG: Entenda o significado da sigla ESG (Ambiental, Social e Governança) (...). Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2022. United Nations. 2022. Department of Economic and Social Affairs Sustainable Development. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2022.