Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO FRUGAL E SUSTENTABILIDADE NO SETOR CALÇADISTA
Abrir Arquivo

Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ismael Specht
Universidade FEEVALE - Feevale-NH
2 - Cristiane Froehlich
Universidade FEEVALE - Programa de Pós-Graduação em Administração Responsável pela submissão
3 - Cristine Hermann Nodari
- Administração
4 - Juliana Bondan
Universidade FEEVALE - Novo Hamburgo

Reumo

O termo inovação frugal caracteriza-se pela capacidade de inovadores em encontrar soluções para problemas sociais, geralmente por meio da bricolagem, que se refere a solução de desafios por meio de recursos disponíveis, sem a necessidade de comprar novas matérias primas (Soni & Krishnan, 2014; Herstatt & Weyrauch, 2016). Por causa disso, a inovação frugal ficou conhecida como a capacidade de fazer ‘mais com menos’ (Bhatti et al., 2013; Radjou & Prabhu, 2014; Sarkar & Mateus, 2022), contribuindo dessa forma para questões da sustentabilidade.
O problema de pesquisa que este estudo busca investigar é: Como as empresas de calçados podem inovar de maneira frugal em convergência com os princípios da sustentabilidade? O objetivo geral consiste em analisar de que forma a inovação frugal pode ser aplicada alinhada aos princípios da sustentabilidade em empresas de calçados. Para compreender como a sustentabilidade e a inovação frugal podem ser aplicadas à realidade das empresas, este estudo buscou investigar o problema de sobras de materiais no processo produtivo em empresas de calçados situadas na região do Vale do Sinos, RS.
A inovação frugal é um fenômeno que descreve, em um primeiro momento, a cultura de inovação na Índia, cunhada por Navi Radjou como a capacidade de ‘fazer mais com menos’, por sua habilidade de proporcionar soluções com baixo custo de produção e com baixo preço de aquisição para consumidores da base da pirâmide, em situação de pobreza extrema (Prahalad & Hart, 2002; Bhatti et al., 2013; Radjou & Prabhu, 2014; Sarkar & Mateus, 2022; Onsongo et al., 2023).
Método de pesquisa Design Science Research (DSR), com abordagem qualitativa. Instrumentos de coleta de dados foram entrevistas, observações com diário de campo, visitas técnicas e fontes secundárias. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo para tabulação e análise dos dados coletados.
Os especialistas reforçaram a sua compreensão de que os dois artefatos propostos têm aplicabilidade, tanto no quesito criação de um tênis frugal e sustentável, bem como na relação empresas e universidade. Os especialistas aproveitaram a oportunidade para propor outras ideias que poderiam ser exploradas ao longo de outros estudos. Essa atitude de participação e motivação por parte dos especialistas demonstra, mais uma vez, o interesse por parte das empresas em participar de ações de inovação e de interagir com diferentes atores sociais (neste caso a universidade).
A pesquisa contribuiu com a apresentação de duas propostas de artefatos: (a) um tênis frugal e sustentável, com design colorido e inovador que utiliza restos de tecido da produção; (b) um método de desenvolvimento de inovação frugal e sustentável em parceria entre empresas e universidade.
Albert, M. (2022). Assessing the sustainability impacts of frugal innovation – A literature review. Journal of Cleaner Production, 365. Doi: 10.1016/j.jclepro.2022.132754. Asakawa, K., Cuervo-Cazurrab, & Alvaro, U. C. A. (2019). Frugality-based advantage. Long Range Planning, 52(6). Doi: 10.1016/j.lrp.2019.04.001. Busch, H. C., Dauth, T., Fischer, L., & Souza, M. (2018). Frugal innovation approaches to sustainable domestic energy: two cases of solar water heating from Brazil. International Journal of Technological Learning, Innovation and Development, 10(3-4), p. 231-257. Doi: 10.1504/IJTLID.2