Resumo

Título do Artigo

Análise do custo do ciclo de vida como uma ferramenta de gestão de riscos no setor de silvicultura para a produção de madeira de eucalipto
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Gustavo Alves de Melo
Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia Responsável pela submissão
2 - Thuliany Fernandes Araújo Paes
Universidade Federal de Lavras - Universidade Federal de Lavras
3 - Jaqueline Severino da Costa
Universidade Federal de Lavras - Esal
4 - Carolina Souza Jarochinski e Silva
-
5 - MARIA GABRIELA M PEIXOTO
Universidade de São Paulo - USP - Escola de Engenharia de São Carlos

Reumo

A produção global de madeira para fins industriais aumentou 3,5 bilhões de m³ em 2000 para 3,9 bilhões de m³ em 2020, representando um incremento de 12% no período, sendo a Ásia e as Américas as principais produtoras respondendo por 30% e 27% da produção total, respectivamente. O Brasil se apresenta como o terceiro maior produtor, respondendo por 123 milhões de m³ (6% da produção mundial).
O uso do custo do ciclo de vida (CCV) para a avaliação da viabilidade econômica ainda é muito limitado. Admitindo-se a existência desta lacuna na literatura abordada, o estudo buscou avançar a partir da consideração da seguinte questão de pesquisa: Qual o cenário de maior sustentabilidade econômica de um hectare de eucalipto quando submetido a diferentes regimes de manejo e condução da floresta? O objetivo deste estudo foi realizar uma Análise de Custo do Ciclo de Vida em uma empresa brasileira do setor florestal.
A ACV permite listar todos os fluxos de entrada e saída dos materiais e energia de um sistema de produto, mensurando os impactos ambientais, sociais e econômicos desses fluxos, contribuindo com o ganho no subsídio de tomada de decisão. O conceito de ciclo de vida vem na contramão do retrabalho, pois ao invés de projetar soluções e ter que buscar investimentos para reparação dos danos feitos, essa metodologia busca analisar os impactos e reunir vantagens econômicas e ambientais, incluindo dados da matéria-prima e insumos, seu processamento e uso, até a deposição final.
O estudo apresentou quatro etapas, a saber: A Análise funcional correspondeu a definição do objetivo da análise, escopo e unidade funcional; A Análise de inventário se dedicou a apresentação de todos os custos de produção inerentes ao ciclo de vida do eucalipto do plantio a colheita; Já a Análise de impacto tratou da identificação dos principais custos do ciclo de vida e do estabelecimento de cenários que consideram as possibilidades de redução de custos; A etapa de interpretação foi realizada como pauta das discussões do estudo
Os resultados comprovaram a viabilidade do projeto tanto na AVE quanto para a maioria das iterações realizadas pela Simulação de Monte Carlo, ao todo foram realizadas 5.000 iterações. O cenário de Reforma/Condução foi o que obteve maior retorno de investimento. As variáveis preço da madeira e produção foram as que obtiveram maior impacto no retorno do projeto.
As limitações estiveram relacionadas à ocorrência de poucos estudos na literatura direcionados a produção de madeira de eucalipto e que utilizassem as metodologias propostos neste estudo e às escolhas dos autores com a consideração de uma taxa de desconto elevada. Logo, sugere-se a consideração de um novo estudo focado na técnica de Opções Reais com a abertura de novos cenários de análise, a replicação deste estudo em outros setores da economia de forma comparativa e a realização de estudos sobre a análise social e ambiental do ciclo de vida de produção da madeira de eucalipto.
Li, J., Xiao, F., Zhang, L., & Amirkhanian, S. N. (2019). Life cycle assessment and life cycle cost analysis of recycled solid waste materials in highway pavement: A review. Journal of Cleaner Production, 233, 1182-1206. Miraj, P., Berawi, M. A., & Utami, S. R. (2021). Economic feasibility of green office building: combining life cycle cost analysis and cost–benefit evaluation. Building Research & Information, 49(6), 624-638.