Resumo

Título do Artigo

AÇÕES COLABORATIVAS EM PROJETOS DE INOVAÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE MULTICASOS NO SEMIÁRIDO PARAIBANO
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Tema

Inovação para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Geisa Magna Bezerra Torres
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - PPGA
2 - Suzanne Érica Nóbrega Correia
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - PPGA Responsável pela submissão
3 - Verônica Macário de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - Administração

Reumo

Inovações sociais têm sido centro de atenção e discussão em todo mundo pelo seu papel no bem estar das pessoas e na melhoria das condições de vida de comunidades. O crescimento e agravamento de desafios e problemas sociais exigem a necessidade de mudança social positiva (Ozdemir & Gupta, 2021), determinando a concentração de ações direcionadas para soluções que gerem resultados sustentáveis e que agregam valor social. Iniciativas inovadoras com propósitos sociais surgem para resolver problemas socioambientais, ancorados em processos colaborativos entre atores sociais
Esta pesquisa tem como objetivo analisar empiricamente a atuação da rede de parceiros envolvidos nos projetos intersetoriais de inovação social em cada fase do seu processo, identificando os diferentes papéis e funções que os atores desempenham e que contribuem para a criação de valor social. A pesquisa mostra que a inovação social é um campo emergente na literatura. Contribui ao abordar os temas a partir do desenvolvimento de um modelo que caracteriza os projetos de IS que integram diferentes atores por meio de parcerias intersetoriais nas diferentes etapas do seu processo.
Inovações sociais possuem a capacidade de desenvolver novas relações sociais, bem como abordar desafios sociais e de sustentabilidade. Assim, propõe-se um framework teórico construído com base em estudos acerca da inovação social e das parcerias intersetoriais, o qual caracteriza e analisa a dinâmica que projetos intersetoriais de inovação social são desenvolvidos a partir de cinco dimensões interrelacionadas: abordagem ecossistêmica, desafios e necessidades sociais, dinâmica do processo, resultados e benefícios, e tensões, conflitos e barreiras.
Optou-se por abordagem qualitativa e, como objetos de estudo, organizações sociais. Foram utilizadas múltiplas fontes para a coleta dos dados, garantindo a triangulação metodológica e a validade construtiva da pesquisa entrevistas semiestruturadas com atores-chave das organizações participantes, os quais possuem profundo conhecimento da origem e dos processos, atividades e cotidiano da organização; e observação não-participante, quando possível, por meio de visita técnica e anotações de campo. A análise dos dados coletados realizou-se com base no método de análise de conteúdo.
Considerando os resultados e benefícios gerados, é notável a capacidade da inovação social em ampliar o foco puramente econômico e inserir-se como elemento capaz de contribuir para a melhoria da qualidade e condições de vida, assim como na organização e desenvolvimento de empreendimentos e redes de colaboração. Pode-se inferir que o framework construído a partir da pesquisa teórica e empírica, reflete a dinâmica do desenvolvimento de projetos de inovação social a partir de colaborações intersetoriais, considerando os processos e resultados para geração de valor social.
Acredita-se que o modelo permite que outras organizações sociais e empreendedores sociais possam explorar o processo e identificar atores, relações e recursos relevantes dentro do processo de inovação para seus empreendimentos e comunidades em seu ecossistema. Assim como, fornece conhecimento para identificar facilitadores e barreiras que possam surgir no decorrer do processo inovativo, obtendo, evitando ou mitigando seus efeitos. Considera-se ainda, que pode fornecer subsídios para os atores do ecossistema tomar decisões estratégicas.
Carayannis, E. G., Grigoroudis, E., Stamati, D., & Valvi, T. (2021). Social Business Model Innovation: A Quadruple/Quintuple Helix-Based Social Innovation Ecosystem. Ieee Transactions on Engineering Management, 68(1), 235–248. Ozdemir, S., & Gupta, S. (2021). Inter-organizational collaborations for social innovation and social value creation: Towards the development of new research agenda and theoretical perspectives. Industrial Marketing Management, 97, 134–144.