Resumo

Título do Artigo

Unindo Forças: como a segurança psicológica e a sustentabilidade social podem impulsionar o sucesso das organizações públicas
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Fabiana dos Santos Lima
Universidade Federal do Piauí - UFPI - Campus Universitário Ministro Petrônio Portela
2 - Maurício Mendes Boavista de Castro
Universidade Federal do Piauí - UFPI - Campus Ministro Petronio Portela
3 - Daniel Felipe Victor Martins
UFRPE-Universidade Federal Rural de Pernambuco - Universidade de Fortaleza Responsável pela submissão

Reumo

Em tempos líquidos onde as organizações públicas precisam lidar com cenários cada vez mais desafiadores em face da dinamicidade e complexidade do mercado, das organizações, do uso de novas tecnologias, da adaptabilidade às novas demandas e processos (Edmondson e Bransby, 2023).. Este estudo destaca a importância da segurança psicológica para o sucesso das organizações públicas, especialmente sob a perspectiva da sustentabilidade social.
concentramos os esforços em fazer uma revisão integrativa da abordagem descritivo-analítica de um campo transversal dos estudos de segurança psicológica associada a sustentabilidade social, a fim de responder à seguinte pergunta: A sustentabilidade social contribui para criar um ambiente de segurança psicológica nas organizações públicas? Assim, o objetivo precípuo deste artigo é fazer a integração dos conceitos teóricos comportamentais da segurança psicológica com a sustentabilidade social, sob amparo da literatura atual.
A pesquisa acontece em um cenário pós pandêmico, que antecipou e alterou a necessidade das instituições, exigindo uma adaptação imediata a novos arranjos organizacionais, como exemplo, a modalidade de trabalho remoto. Para além disso, as pessoas foram impelidas aprender e usar ferramentas de tecnologia da informação e comunicação durante o período de isolamento compulsório da Covid-19, o que repercute, ainda hoje, nos comportamentos sociais.
A metodologia aplicada é de uma revisão integrativa com abordagem descritivo-analítica de um campo transversal dos estudos de segurança psicológica associada a sustentabilidade social.
A segurança psicológica é fundamental para melhorar o desempenho da equipe e garantir a sobrevivência da organização em um cenário de crescente exigência, em que as pessoas são cada vez mais afetadas pelo estresse e ansiedade decorrentes da necessidade de rápida adaptação às novas demandas sociais. Embora o estudo traga as constatações epistemológicas, sugere-se a aplicação empírica das práticas sociais sustentáveis nas organizações públicas para futuros estudos.
Com efeito, a contribuição que restou esclarecida foi a compreensão do contexto de segurança psicológica e a conexão com as práticas de sustentabilidade social, sugerindo uma mudança de paradigma estratégico da área de recursos humanos, em razão do cenário de contingenciamento socioambiental dentro dos organismos públicos.
ADAMS, J. Stacy. Inequity in social exchange. In: Advances in experimental social psychology. Academic Press, p. 267-299. 1965. AMIN, Ash. The good city. Urban studies, v. 43, n. 5-6, p. 1009-1023, 2006. ANDERSSON, Marius; MOEN, Oystein; BRETT, Per Olaf. The organizational climate for psychological safety: Associations with SMEs' innovation capabilities and innovation performance. Journal of Engineering and Technology Management, v. 55, p. 101554, 2020.