Resumo

Título do Artigo

PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE NEGÓCIOS DE PLATAFORMA DIGITAL PARA NEGÓCIOS SOCIAIS
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Tema

Empreendedorismo Sustentável e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Valéria Feitosa de Moura
Universidade de São Paulo - USP - FEA Responsável pela submissão
2 - Cesar Alexandre de Souza
Universidade de São Paulo - USP - FEA
3 - Eusebio Scornavacca
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Reumo

Os negócios sociais são organizações que possuem como objetivo principal servir à sociedade, mas que também adotam atividades comerciais para garantir sua sustentabilidade operacional. A literatura acadêmica tem identificado os negócios sociais como organizações híbridas, uma vez que buscam contribuir para a sociedade, como organizações filantrópicas, mas também têm como objetivo gerar retorno financeiro, como empresas com fins lucrativos.
Conciliar a criação de valor financeiro e social representa um desafio aos negócios sociais. Esse desafio é ainda maior para organizações que utilizam modelos de negócios de plataformas digitais. Apesar dos esforços em desenvolver artefatos para que os negócios sociais apresentem modelo de negócios sustentáveis, há muito a ser explorado nesse campo de pesquisa, sobretudo quanto ao desenvolvimento de modelos de negócios. Esse estudo objetivou o desenvolver um artefato (modelo) para modelagem de negócios sociais que utilizam MNPD.
O estudo fundamentou-se na literatura sobre negócios sociais, modelo de negócios (MN), MNPD e Teoria da Mudança (TM). Negócios sociais enfrentam tensões para equilibrar necessidades financeiras e sociais. MN ajudam explicar diferentes lógicas de criação de valor. MNPD usa tecnologia da informação para conectar usuários, atuando como intermediárias na troca de serviços e informações. A TM vincula atividades a resultados, esclarecendo escolhas relacionadas às ações que levam aos resultados desejados.
O estudo utilizou o método de Design Science Research (DSR) proposto por Dimov e colegas (2022). O foco deste estudo concentrou-se na fase de criação, realizada em quatro passos: revisão sistemática da literatura (RSL), estudos de caso para proposta do modelo inicial, análise de especialistas e estudo de caso para demonstração do modelo.
O modelo resultante incorpora o Business Model Canvas, a Teoria da Mudança e a literatura sobre plataformas digitais como base teórica. O modelo possui 18 dimensões a saber: problema/contexto social; missão; pressupostos; atividades; parceiros e fornecedores; equipe; tecnologia digital e outros recursos; proposição de valor; relacionamento com grupos; canais; grupos e interações; plataforma digital; saídas; resultados sociais; fontes de receita, resultados econômicos; impacto social; estrutura de custos.
O modelo estimula a reflexão do empreendedor social sobre os aspectos necessário tanto para a criação de valor social, quanto para a criação de valor financeiro. Ao incorporar elementos específicos do MNPD, a proposta também possibilita reflexão sobre os aspectos essenciais e desafiadores, como o efeito de rede, controle de acesso, filtros e fontes de receitas. Além disso, a proposta pode fornecer uma linguagem comum para a discussão e análise de negócios sociais, possibilita avaliar e comparar diferentes propostas de negócios sociais e pode estimular o avanço da teoria e prática nesse campo.
Dimov, D., Maula, M., & Romme, A. G. L. (2022). Crafting and Assessing Design Science Research for Entrepreneurship. In Entrepreneurship: Theory and Practice. SAGE Publications Ltd. Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2014). Business Model Generation. In John Wiley & Sons, Inc. (Issue 59). Weiss, C. H. (1995). Nothing as Practical as Good Theory: Exploring Theory-Based Evaluation for Comprehensive Community Initiatives for Children and Families. In New Approaches to Evaluating Community Initiatives: Concepts, Methods, and Contexts (pp. 65–92).