Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE E OTIMIZAÇÃO DAS ROTAS DE TRANSPORTE : AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL GERADO PELA COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
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Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Ana Beatriz Teixeira Braga
Universidade Federal do Cariri-UFCA - Universidade Federal do Cariri
2 - Jaqueline Vígolo Coutinho
Universidade Federal do Cariri-UFCA - Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento
3 - Cicero Isac da SIlva Faria
-
4 - Domenico Ceglia
- Escola de Administração Responsável pela submissão

Reumo

Diante da elevada geração de resíduos sólidos urbanos (RSU) no Brasil, a região Nordeste se destaca com cerca de 37,2% dos resíduos enviados para destinação adequada e 62,8% para disposição inadequada, como lixões e aterros controlados. Nesse contexto, a discussão sobre os impactos ambientais gerados pelas diversas formas de destinação de resíduos sólidos vem se intensificando e a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) tem sido amplamente utilizada para fornecer esses resultados ambientais, fazendo-se necessário incluir etapas como a distribuição e transporte dos RSU. Para obter melhorias significativas no sistema coleta/transporte de resíduos, com a redução das distâncias de viagem e, consequentemente, redução nas emissões de gases do efeito estufa, é possível realizar a otimização das rotas de coleta de resíduos. Entretanto, a literatura carece de estudos que abordam, além da otimização das rotas de coleta de resíduos, os impactos ambientais causados por essa atividade. Dessa forma, o objetivo principal do nosso estudo é avaliar as rotas de coleta seletiva de RSU da cidade de Cajazeiras, Paraíba, e utilizar um método eficaz para otimizar as distâncias, através da aplicação de um programa SIG (Sistema de Informação Geográfica) e, por meio de uma ACV e de uma análise econômica, calcular a redução das emissões de GEE e dos gastos gerados. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram seguidas 5 principais etapas: definição da área de estudo; levantamento de dados sobre o transporte de materiais recicláveis; aplicação da tecnologia SIG para construção das rotas de transporte; ACV da coleta de resíduos, e análise final dos resultados. Atualmente, uma parte dos resíduos gerados na cidade de Cajazeiras são coletados pela unidade de reciclagem - Recicleiros, por meio de uma coleta seletiva, para serem encaminhados para o processo de reciclagem. Dessa forma, nossa pesquisa identificou alguns desafios enfrentados por esse transporte, relacionados ao planejamento da rota de coleta e alto custo operacional. No estudo, foi levado em consideração dois cenários principais: o cenário C0, que descreve a rota atual da coleta seletiva de RSU baseado nas informações disponibilizadas pelo GPS utilizado pela Recicleiros e o cenário C1, que descreve a rota otimizada, percorrendo as mesmas áreas contempladas pela coleta seletiva do cenário C0. Para a espacialização do cenário C0, foi utilizado o software ArcGis Online, aplicando os dados obtidos anteriormente com a Recicleiros. Foram vetorizadas as rotas atualmente realizadas ao longo de 5 dias, durante o período de 1 semana. Em cada um desses dias, uma área diferente da cidade é contemplada com a coleta seletiva, chamadas neste estudo de zonas. Já para o cenário C1, foi utilizado a ferramenta “planejar rotas” do software ArcGis Online, em que, baseado em uma camada de pontos, o programa determina como um veículo pode visitar todos esses pontos em menos tempo. Após essa etapa, foi feita a aplicação da avaliação do ciclo de vida, utilizando para os cálculos de emissões de CO?, CH? e N?O a metodologia do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas). Por fim, foi possível comparar as distâncias percorridas em quilômetros, o consumo de combustível em litros, o potencial de aquecimento global em quilos e o gasto com combustível em reais, entre a rota atual (C0) e a rota otimizada (C1). Foi possível obter uma economia de cerca de 25 l de diesel por semana, o que significa que aproximadamente 3.880 kg de GEE (gases do efeito estufa) deixariam de ser lançados na atmosfera ao longo de um ano. Os resultados indicaram que uma coleta seletiva bem planejada, apoiada em uma análise de rotas, priorizando o encurtamento das distâncias, garante melhorias em diversos aspectos, como a redução de cerca de 48% da distância percorrida, dos gastos e principalmente, dos impactos ambientais. A aplicação do ArcGis Online demonstrou ser satisfatório para análise de rotas, porém com algumas limitações, como a não utilização das condições de tráfego e a impossibilidade de utilizar parâmetros como a capacidade limite do caminhão de carregar os RSU. Por fim, sugere-se que os próximos estudos desenvolvam um novo cenário ideal, com uma rota de coleta baseada na geração de resíduos por pessoa e que leve em consideração a capacidade de coleta do transporte.