Reumo
Desde a revolução industrial, a produção e consumo são realizados de forma linear, de maneira que as matérias primas que são convertidas em produtos acabados são consumidas e depois descartadas como lixo. O modelo de economia linear tem sido referência há muitos anos, pois proporciona ao consumidor produtos a preços mais acessíveis, garantindo o aumento de bens materiais a inúmeros indivíduos. No entanto, o sistema linear não considera que os recursos são finitos. Como alternativa a este modelo de produção, que tem como consequência a extração intensiva de recursos naturais e a geração excessiva de resíduos, foi concebido o modelo circular de produção.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura para identificar conceitos e modelos utilizados na Economia Circular como estratégia de desenvolvimento sustentável, bem como expor sua aplicabilidade ao gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em cidades. Para realizar tal revisão, foi utilizada a ferramenta de auxílio de análises StArt- LaPES. Através do resultado da revisão sistemática foram encontrados dezesseis estudos que utilizam a Economia Circular como estratégia de desenvolvimento sustentável, dos quais três foram selecionados para maior detalhamento. Em resumo, os artigos selecionados utilizaram ferramentas de gestão ambiental como base.
O resultado da presente revisão sistemática contribui com a literatura sobre Economia Circular, uma vez que resgata, detalha e melhora, com base em diferentes artigos, o conceito e o entendimento como um todo sobre os diversos pilares, práticas sustentáveis, benefícios e as dificuldades na implantação de Economia Circular.