Resumo

Título do Artigo

CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE NEGÓCIOS PARA MANUFATURA DE LÃ COM A FERRAMENTA BUSINESS MODEL CANVAS
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Mauricio Nunes Macedo de Carvalho
- Campus Bagé Responsável pela submissão
2 - Carla Beatriz da Luz Peralta
-
3 - Fernanda Gobbi de Boer Garbin
-
4 - Brenda Longaray Rodrigues
-

Reumo

A lã ovina é amplamente utilizada devido às suas propriedades únicas, como biodegradabilidade, renovação e não poluição, sendo aplicada em várias indústrias, desde isolamento térmico até materiais não inflamáveis. Este estudo propõe um novo modelo de negócios para o segmento da lã, utilizando o Business Model Canvas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com um estudo de caso exploratório, incluindo três entrevistas semiestruturadas. Conclui-se que o trabalho contribui para o desenvolvimento de um novo plano de negócios para o setor laneiro da região da Campanha gaúcha, promovendo a utilização da mão de obra local e impulsionando o mercado na região. Sugestões para pesquisas futuras incluem estudos sobre o processo produtivo da lã envolvendo trabalhadores rurais para identificar alternativas mais ágeis, além de investigações sobre o desperdício e o reaproveitamento da água nas lavagens das lãs. Também são recomendados estudos para o desenvolvimento de novos produtos que utilizem a lã como matéria-prima, como adubos, coberturas de solo e isolamentos térmicos e acústicos.