Resumo

Título do Artigo

O PROTAGONISMO DA GESTÃO AMBIENTAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
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Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Sergio Augusto Torres Mendes
Universidade Federal do Amazonas - Universidade de Fortaleza - UNIFOR Responsável pela submissão
2 - Oderlene Vieira de Oliveira - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
- Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
3 - Armando Araujo de Souza Junior
-
4 - Ana Flávia de Moraes Moraes
UFAM-UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO AMAZONAS - FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
5 - Hilmar Tadeu Chaves
UFAM-UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO AMAZONAS - FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS/DEPTO DE ADMINISTRAÇÃO

Reumo

O estudo traz como objetivo geral elucidar sobre o protagonismo da gestão ambiental na sociedade contemporânea e seus reflexos na estratégia organizacional. A prática investigativa permitiu inferir que no contexto hodierno a sustentabilidade vem sendo considerada como o fiel da balança em diversos segmentos no campo do saber, abrangendo a atuação de organizações públicas e privadas. Isto acontece por conta dos muitos reveses resultantes das ações antrópicas com relação a natureza. Neste sentido, a gestão ambiental exerce um papel fundamental nas entidades públicas e companhias privadas, no sentido de tornar os processos de trabalho mais sustentáveis e menos agressivos ao meio ambiente. Isto engloba o envidar de esforços em várias frentes de trabalho. A busca por métodos laborais mais ecologicamente corretos demanda por parte das empresas trabalhos focalizados na inovação e no aprimoramento contínuo dos processos existentes. Isto credencia estas empresas a fabricarem produtos que sejam eficientes e não gerem prejuízos para a natureza. Soma-se a isso a elevação no grau de exigência dos consumidores com relação a atuação das firmas no campo socioambiental, numa dimensão que seja conexa com o que as ideias do desenvolvimento sustentável, de forma que seja possível gerar riquezas de maneira conciliada com o atendimento das demandas social e ambiental. Há também a necessidade do cumprimento de regras e normas existentes no campo da sustentabilidade, o que é mais um motivo que justifica o protagonismo da gestão ambiental agregada a estratégia das organizações. Com isso, torna-se possível o alcance de benesses, tais como o fortalecimento do capital natural, o uso eficiente dos recursos naturais, bem como o aprimoramento do capital humano e o robustecimento da reputação das empresas junto a seus stakeholders. O alcance da consolidação da sustentabilidade é um compromisso a ser assumido por todos e a gestão ambiental ao ser bem executada ajuda as empresas a fazerem uso mais assertivo de seus recursos, bem como conscientizar os colaboradores por meio de ações de educação ambiental. No contexto externo, primeiramente há a necessidade da adoção de iniciativas favoráveis a preservação do meio ambiente, o que, por conseguinte, corrobora com o alcance de um futuro mais sustentável para o planeta e as formas de vida que nele existem.