Reumo
Aqui, buscou-se identificar as principais ações realizadas pela gestão pública municipal, visando o fomento do turismo no Polo Moveleiro de Gravatá, no Estado de Pernambuco, à luz da percepção dos sujeitos centrais da atividade turística local. Isso porque tal gestão desempenha um papel crucial ao apropriado norteamento do turismo ali praticado, ao atuar como mediadora entre interesses diversos. No Polo, em particular, o envolvimento da gestão pública pode e deve influenciar de modo direto o sucesso do turismo, responsabilizando-se por variadas providências, da oferta de infraestrutura básica à criação de eventos e campanhas de marketing. Para tanto, realizou-se uma pesquisa fundamentada em abordagem qualitativa, empírica e de natureza descritiva. Os dados e informações foram coletados através de roteiros de entrevistas semiestruturados aplicados a três grupos de sujeitos — visitantes (G1), empresários locais (G2) e gestores do turismo municipal (G3), compostos, respectivamente, por dez, seis e dois representantes, totalizando dezoito entrevistados —, durante o mês de setembro de 2023. Os componentes do G1 foram entrevistados de forma aleatória — a única exigência estipulada é que não fossem moradores permanentes do município de Gravatá; os do G2, selecionados por meio da técnica bola de neve; e os do G3, por termo, selecionados dentre os gestores públicos ligados à atividade turística gravataense. Registre-se, adicionalmente, a efetivação de observações diretas durante o primeiro semestre de 2023. Após a coleta dos dados e informações, realizaram-se ordenamentos, interpretações e exames destes, através de técnica de análise qualitativa básica, almejando-se encontrar padrões explicativos — como preveem Merriam e Tisdell (2015) para situações semelhantes — sobre o funcionamento do Polo. Em síntese, os resultados indicaram que o setor público teve pouco envolvimento com o surgimento e o crescimento do referido centro produtor de móveis, mas foi graças à sua contribuição — por meio de investimentos e divulgação — que ele se consagrou como um dos mais relevantes atrativos turísticos do município. Verificou-se que, na atualidade, existe um projeto de fomento ao turismo — o “Tardes no Polo” —, que procura atrair não só visitantes “externos” ao território municipal, mas também os próprios munícipes. Através do projeto são promovidos eventos mensais — com destaque aos vinculados à música e à dança —, momento no qual a rua do Polo Moveleiro é bloqueada, impedindo-se passagem de veículos automotivos, e permitindo a plena ocupação dela por pedestres. Entre as responsabilidades do setor público, verificou-se que ele regularmente põe à disposição dos frequentadores informações turísticas. Ademais, verificou-se que a limpeza urbana, em especial, tanto do atrativo turístico quanto do restante da sede do município, foi bem avaliada por visitantes e empresários. No que tange à manutenção dos equipamentos públicos, eles vêm recebendo atualizações constantes, contudo ainda necessitam de maior atenção. Verificou-se, por fim, que a comunicação entre o setor público e o privado se apresentou como carente de melhoria no Polo Moveleiro de Gravatá. Há, por exemplo, inconsistências nela, a exemplo de: dispersão das informações, que acabam não chegando a todos os lojistas, consequência do distanciamento existente entre esses setores no atrativo; e ausência de apropriada integração e participação de todos os empresários em função de assuntos relevantes da gestão do supramencionado centro produtor gravataense.