Resumo

Título do Artigo

CLUSTERIZAÇÃO TEMÁTICA E FRONTEIRAS DO CONHECIMENTO SOBRE TRIPLE BOTTOM LINE: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA NA ÁREA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Anderson Antonio de Lima
Centro Universitário Senac - Santo Amaro Responsável pela submissão
2 - Thiago de Luca Santana Ribeiro
Universidade Nove de Julho - UNINOVE - PPGA / UNINOVE
3 - Marcos Antonio Maia Lavio de Oliveira
Universidade Nove de Julho - UNINOVE - UNINOVE
4 - Claudia Bezerra
- Universidade Nove de Julho - Uninove
5 - Eloisa Elena Ramos Dias Shinohara
Centro Universitário UNISAN - Jaçanã

Reumo

A presente pesquisa tem o objetivo de fornecer uma clusterização teórica que permita mapear o surgimento, evolução e as fronteiras do conhecimento do fluxo de pesquisas sobre Tripe Bottom Line no campo de ciências sociais aplicadas, ou seja, sistematizar o domínio de conhecimento por meio de uma revisão bibliométrica. Trata-se de uma pesquisa realizada por meio de técnicas bibliométricas, para atingir os objetivos desta pesquisa, foram escolhidas duas técnicas principais de Zupic e Cater (2015): a análise de cocitação e o pareamento bibliográfico. A cocitação identifica temas comuns em artigos citados conjuntamente, ajudando a mapear a estrutura intelectual de um campo (Donthu et al., 2021; Liu, Yin et al., 2015). O pareamento bibliográfico, ou correferenciação, examina a similaridade entre documentos com base nas referências comuns, refletindo o conhecimento anterior na área (Kessler, 1963; Kumar et al., 2020; Mukherjee et al., 2021). Foram selecionados 548 artigos, após a aplicação de critérios de exclusão, usando as palavras-chave “Triple bottom line” nos campos de título, resumo e palavras-chave na base de dados Web of Science em julho de 2024. Os resultados permitiram identificar no mapa de cocitação quatro clusters teórios e no mapa de pareamento bibliográfico sete clusters teóricos, mapeando o surgimento, evolução e fronteiras do conhecimento sobre a temática no campo de ciências sociais aplicadas.