Resumo

Título do Artigo

O EFEITO MODERADOR DO ENGAJAMENTO DOS STAKEHOLDERS NA RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO ESG E VALOR DE MERCADO
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Aline Camargo Tonin
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR RIOGRANDENSE - CESURG - Sarandi
2 - ANA JULIA BATISTELLA BEHM
- CENTRO DE ENSINO SUPERIOR RIOGRANDENSE - CESURG Responsável pela submissão
3 - Alan Bandeira Pinheiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

O desenvolvimento sustentável tem sido um tema presente nas empresas, uma vez que empresas que valorizam o ESG promovem um futuro mais sustentável atraindo stakeholders, consequentemente gerando valor de mercado. Dessa maneira, o presente estudo tem por objetivo analisar o efeito moderador do engajamento dos stakeholders na relação entre ESG e valor de mercado em empresas localizadas nos países do MINT. Para atingir esse objetivo, os dados foram coletados na base Refinitiv Eikon® e para a análise utilizou-se a regressão de dados em painel com efeitos fixos, a partir de um conjunto de até 558 observações. Os resultados sinalizam que o ESG aumenta o valor de mercado das empresas, bem como destaca a importância do engajamento dos stakeholders para um maior valor de mercado. Os resultados da pesquisa apresentam implicações para a Teoria dos Stakeholders, bem como para gestores, investidores e governos