Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE RESÍDUOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM TESES E DISSERTAÇÕES
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Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Jefferson Gonçalves de Amorim
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE - Centro Acadêmico do Agreste - CAA
2 - Anderson Tiago Peixoto Gonçalves
Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste Responsável pela submissão

Reumo

As universidades têm como objetivo proporcionar a educação em um ambiente moderno e crítico, contribuindo com a formação de cidadãos e profissionais comprometidos com a responsabilidade socioambiental (GRASSI, 2019). O compromisso com a educação ambiental é de suma importância para que haja um gerenciamento eficiente de resíduos sólidos, uma vez que o seu descarte indevido contribui de forma negativa para o agravamento dos problemas ambientais e sociais (MORAIS et al., 2024). O gerenciamento de resíduos sólidos em uma IES engloba uma enorme variedade de atividades desenvolvidas em laboratórios de ensino e pesquisa, salas de aula, habitações e refeitórios que, se não forem administradas de forma ambientalmente adequada, podem afetar negativamente o meio ambiente (ZHANG et al., 2011). Neste sentido, as universidades podem ser consideradas “pequenas cidades”, tendo em vista a diversidade de atividades domésticas e científicas desenvolvidas (ZEN et al., 2016). Portanto, diante da posição estratégica que as IES possuem na sociedade, torna-se necessário que estas implementem modelos de gestão ambientalmente adequada, principalmente, no que tange à gestão de resíduos sólidos, para que sirvam como exemplo para a difusão de uma cultura sustentável (TAUCHEN; BRANDLI, 2006). Portanto, a contribuição das IES para a sociedade não deve ser apenas na adoção de atividades de pesquisa, ensino e extensão, como também através das boas práticas adotadas no cotidiano (FERREIRA, 2018). Assim, o presente estudo consiste em uma revisão sistemática de literatura acerca da gestão de resíduos em IES públicas, realizada através de um levantamento e análise de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação de IES brasileiras. Para tanto, realizou-se um levantamento de trabalhos na plataforma digital da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD, utilizando-se na busca o descritor “gestão resíduos universidades públicas”, no intervalo temporal de 2013 a fevereiro de 2024. Ao todo, obteve-se 1077 trabalhos, dos quais 43 mencionaram o termo “gestão de resíduos” no seu título, resumo ou palavras-chave, sendo 41 dissertações de mestrado e 02 teses de doutorado. Os 43 trabalhos coletados foram catalogados em uma planilha eletrônica, com os dados referentes à título, autor, ano de defesa, tipo de trabalho (dissertação ou tese), IES vinculada, área de estudo, abordagem da pesquisa, tipo de resíduo estudado, palavras-chave e quantidade de citações, conforme informação obtida no Google Acadêmico. Verificou-se um pico de defesas nos anos de 2017 e 2019, sendo que neste intervalo de tempo foram defendidos 17 trabalhos, representando 39,53% do total produzido durante todo o período levantado (2013-2023). Quanto ao tipo de trabalho, constatou-se que 41 (95,35%) são dissertações de mestrado, enquanto que apenas 02 (4,65%) são teses de doutorado. Em relação à distribuição dos trabalhos por IES cujo programa de pós-graduação está vinculado, 30 IES encontram-se representadas, sendo que as que mais apresentaram trabalhos foram: Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (05) e Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (03). No que tange às áreas de estudo, observou-se que 19 (44,19%) trabalhos concentram-se na área de administração/gestão pública e 13 (30,23%) na de meio ambiente e sustentabilidade. Quanto à abordagem das pesquisas, 23 (53,49%) trabalhos são qualitativos, 02 (4,65%) quantitativos e 18 (41,86%) quali/quanti. A maioria dos trabalhos, 19 (44,19%), tratam da gestão de resíduos sólidos em geral, já 07 (16,28%) tratam da gestão de resíduos de equipamentos eletrônicos/informática. Os estudos com a maior quantidade de citações, conforme informação obtida no Google Acadêmico, são o de Ferraz (2016) com 04; Brum (2013), Matias (2014), Paes (2015) e Vieira (2017), com 03 cada. Ferraz (2016) realizou um levantamento de práticas sustentáveis em restaurantes universitários - RUs das Universidades Federais brasileiras; Brum (2013) descreveu a implantação de um Programa de Gestão de Resíduos da Construção Civil na construção do prédio da nova Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF; Matias (2014) caracterizou as ações socioambientais desenvolvidas na Universidade Federal de Sergipe - UFS em relação aos eixos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P; Paes (2015) propôs procedimentos para a gestão de resíduos de equipamentos de informática, que considerem aspectos ambientais e legais, de modo a tornar possível a destinação correta desses itens no campus sede da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI; e Vieira (2017) avaliou os impactos socioeconômicos, ambientais e legais advindos do Programa de Coleta Seletiva da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, a partir da percepção da comunidade acadêmica, indicando limites, avanços e possibilidades. Concluiu-se que embora a gestão de resíduos sólidos nas IES públicas brasileiras seja um tema importante para a implementação do desenvolvimento sustentável, o levantamento mostrou que há uma carência de trabalhos que abordem a gestão de alguns tipos de resíduos sólidos específicos produzidos por estas instituições, como os químicos, perigosos e de serviços de saúde, já que 44,19% dos trabalhos tratam da gestão de resíduos em geral. Destaca-se também a ausência de trabalhos defendidos no ano de 2020, o que evidencia o quanto a pandemia da Covid-19 influenciou de forma negativa a produção acadêmica e científica desse período. Para trabalhos futuros, sugere-se a ampliação do intervalo temporal da pesquisa, assim como a utilização de outras palavras-chave, com o intuito de ampliar ou refinar a pesquisa, para um tema mais específico. Além disso, outras plataformas nacionais e/ou internacionais podem ser utilizadas como fonte de busca, como o catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e a Science Direct.