Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS DE ECONOMIA CIRCULAR DA HEINEKEN NO MERCADO DE “ON TRADE”
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Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Sophia Carvalho Tosi
Faculdades de Campinas (FACAMP) - Graduação em Administração
2 - Davi Lucas Arruda de Araújo
Faculdades de Campinas (FACAMP) - Graduação em Administração Responsável pela submissão

Reumo

O objetivo desse trabalho foi de analisar as principais práticas de economia circular que são adotadas pela Heineken para a melhoria das suas operações. O referencial teórico se concentrou em contemplar aspectos que englobassem a sustentabilidade nas organizações, o entendimento sobre economia circular e as práticas que as organizações adotam e as conceituações sobre o mercado de "on trade". Nos procedimentos metodológicos, desenvolvido uma pesquisa de natureza exploratória-descritiva de método qualitativo. Assim sendo, foram analisados os GRIs da Heineken dos últimos cinco anos bem como foi conduzida uma entrevista com uma profissional dessa área que atua na Heineken Amsterdam para esclarecer as principais práticas da organização. A análise de dados foi pautada na análise de conteúdo de Bardin e foram definidas algumas categorias a posteriori com base nos dados. Os resultados indicaram que a organização atua em diversas áreas no campo da sustentabilidade desenvolvendo práticas com foco em design de produtos sustentáveis, gestão de resíduos e reciclagem, eficiência energética e uso de recursos, cadeia de suprimentos sustentável, engajamento comunitário e educação e inovação e parcerias. Esse trabalho contribui para o entendimento das práticas de economia circular de modo a entender como a organização pode ser competitiva considerando aspectos relevantes na sustentabilidade e revelando quais as principais dimensões que compõem a economia circular podem ser relevantes para o contexto de sua aplicação.