Reumo
A sustentabilidade passou a ser mais conhecida pelos indivíduos com o desenvolvimento da comunicação e maior disseminação das informações, aumentando a preocupação sobre os problemas que acometem o meio ambiente (Pinheiro et al., 2011). Esta preocupação ambiental está relacionada à percepção do indivíduo sobre a repercussão dos impactos ambientais sobre a sua vida e da sociedade (Liu et al., 2014). O comportamento do consumidor reflete a consciência ambiental, podendo impactar no processo de compra, inclusive na disposição em pagar um preço maior pelo produto com rótulo ecológico (Silva, 2018). Desta forma, essa pesquisa teve como objetivo analisar o comportamento do consumidor diante da influência dos rótulos ecológicos na intenção de compra de chocolates. O chocolate tem relevância para o mercado brasileiro, pois o país possui diversos polos de produção (Viotto, Sutil, Zanette, 2018), é o 6º maior produtor de cacau do mundo, possuindo um diferencial no mercado por ser o único país que dispõe de toda cadeia produtiva em seu território. Dentro do campo de impacto ambiental a produção de alimentos é uma das atividades com alto impacto ao meio ambiente, causando degradação através do desmatamento, erosão do solo, produção de resíduos e emissão de gases do efeito estufa. Além de possíveis condições precárias que os trabalhadores rurais historicamente são submetidos (Gossenberger et al., 2015). Na cadeia produtiva do chocolate, as plantações de cacau são associadas à depleção do solo e locais de trabalho insalubres, escravo e infantil, como descrito por (Ekanade, 1991; Sackett 2008). O modelo teórico desta pesquisa contou com seis hipóteses, são elas: H1- O conhecimento sobre rótulos ecológicos (CRE) influencia positivamente a intenção de compra de chocolate com rotulagem ecológica (IC); H2- A Preocupação Ambiental (PA) Influencia Positivamente o Conhecimento Sobre Rótulos Ecológicos (CRE); H3- A Preocupação Ambiental (PA) Influencia positivamente a Intenção De Compra De Chocolates Com Rótulos Ecológicos (IC); H4 - A Disposição em Pagar um Preço Maior (DPPM) influencia positivamente a Intenção de compra de chocolate com rótulos ecológicos (IC); H5- O Conhecimento sobre Rótulos Ecológicos (CRE) influencia positivamente a Disposição em Pagar um Preço Maior em chocolate com rótulos ecológicos (DPPM) e H6- A Preocupação Ambiental (PA) influencia positivamente a Disposição em Pagar um Preço Maior de chocolate com rótulos ecológicos (DPPM).
Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva (Malhotra, 2019). Utilizou-se do método Survey (Hair Jr. et al., 2010), desenvolvido por meio do Google Forms. A amostragem utilizada foi na?o probabilística. O questionário foi adaptado de algumas escalas sendo os construtos: I) Intenção de Compra (IC), adaptado dos pressupostos de Paul et al. (2016); II) Conhecimento sobre Rótulos Ecológicos (CRE), adaptado da pesquisa de Taufique, Vocino & Polonsky (2016); III) Preocupação ambiental (PA), adaptado da pesquisa de Rausch & Kopplin (2021) e IV) Disposição para pagar mais (DPPM) adaptado da pesquisa de Fu and Kim (2019). As questões foram organizadas em tópicos, sendo o último referente ao perfil dos respondentes totalizando 17 afirmativas na escala Likert de 7 pontos. Foi realizado um pré-teste com 10 respondentes para verificar o entendimento das questões e o tempo de respostas. A coleta foi realizada do dia 28 de junho ao dia 11 de julho de 2024, realizada por meio do acesso ao questionário disponibilizado nas redes sociais, como WhastApp, Instagram e Facebook com uma amostra de 241 respondentes. O processamento dos dados foi realizado por meio de técnicas estatísticas, com uso dos softwares estatísticos IBM SPSS e IBM SPSS AMOS. O perfil dos respondentes mostrou uma predominância do gênero feminino, com 75,1% dos questionários; a faixa média de idade ficou entre 19 e 29 anos e a renda familiar mensal média ficou na média de R$ 4.509,00; a quantidade média de indivíduos que compartilham a mesma residência e? de 3 habitantes. Quanto ao estado civil, ha? uma maior representatividade de pessoas solteiras (52,3%); a escolaridade prevalece indivíduos com graduação completa (60,2%) e em relação a localidade a maioria são de Pernambuco (97%). Em seguida foi realizada uma a análise fatorial confirmatória (AFC), como resultados dos testes estatísticos, os dados mostraram que o KMO foi de 0,885, maior que 0,7 conforme preconiza Hair Jr. et al., (2009), com isso, pode-se dizer que a análise fatorial é adequada para essa pesquisa (Malhotra, 2012; Hair Jr et al., 2015). O teste de Esfericidade de Bartlett teve uma significância de 0,000, indicando a existência de uma correlação entre as variáveis e o Alpha de Cronbach apresentou um resultado de 0,908, maior que 0,7 (Hair Jr et al., 2015). Os resultados indicam que as escalas utilizadas são confiáveis e apropriadas para medir os construtos de interesse. A hipo?tese H1, por não ter significância estatística demonstrando que o conhecimento sobre rótulos ecológicos não influencia significativamente a intenção de compra de chocolate com rotulagem ecológica. A hipótese H2, também não obteve significância estatística, portanto, a preocupação ambiental não influencia positivamente o conhecimento sobre rótulos ecológicos. A hipótese H3 referente a influência positiva da preocupação ambiental na intenção de compra de chocolates com rótulos ecológicos foi confirmada, atestando que os indivíduos preocupados com o ecossistema têm inclinação a ações mais sustentáveis.Na hipo?tese H4, por ter significa?ncia estatística, pode-se apontar que a disposição em pagar um preço maior influencia positivamente a intenção de compra de chocolate com rótulos ecológicos. A hipótese H5, referente a se o conhecimento sobre rótulos ecológicos influencia positivamente a disposição em pagar um preço maior em chocolate com rótulos ecológicos foi confirmada. Por fim, a hipótese H6 que diz sobre a preocupação ambiental influenciar positivamente a disposição em pagar um preço maior de chocolate com rótulos ecológicos foi confirmada. Esses resultados podem ajudar a entender melhor os fatores que influenciam a intenção de compra de produtos sustentáveis com rótulo ecológico e auxiliar o desenvolvimento das ações de produtores e empresas relacionadas à rotulagem de chocolates, assim como o desenvolvimento de estratégias de marketing mais eficazes.