Reumo
A transição para sistemas de energia renovável permanece como uma das principais questões do século XXI, à medida que a sociedade avança para um futuro com recursos fósseis limitados e condições ambientais em deterioração – sociedade que, agora, se vê obrigada a definir novas direções em relação aos padrões de consumo de energia e de recursos energéticos (DEWATERS; POWERS, 2013; GLADWIN; ELLIS, 2023).
Nesse contexto, a literacia energética parece ser uma ferramenta importante para auxiliar na mudança em direção à independência energética (MARTINS et al., 2020). Unindo teoria e prática, a literacia energética trata, fundamentalmente, de criar condições para a tomada de decisões informada, onde abordagens educacionais cognitivas, afetivas e comportamentais trabalham em conjunto, apoiando a necessidade de um maior envolvimento sociocultural que leva a mudanças com e por meio da energia na criação de um futuro energético sustentável (DEWATERS; POWERS, 2013; GLADWIN; ELLIS, 2023).
Considerando sua importância e os diferentes contextos em que o termo literacia energética tem sido estudado na literatura, o objetivo deste estudo é analisar a evolução da produtividade científica acerca da literacia energética e resumir seu conteúdo, a partir de uma revisão bibliométrica da literatura apoiada por Inteligência Artificial.
Este estudo adota uma abordagem quantitativa através de uma pesquisa documental, dado o objetivo analisar a evolução da produtividade científica acerca da literacia energética e resumir seu conteúdo, a partir de uma revisão bibliométrica da literatura apoiada por Inteligência Artificial.
Os dados foram coletados através de busca cruzada nas bases Web of Science e Scopus, limitando a pesquisa para apenas “resumos” com as seguintes palavras-chave: “energy literacy*” AND (“Agenda 2030” OR “SDG*” OR “sustainable*”). Como resultado, foram encontrados 30 artigos na Web of Science e 37 na Scopus. Com a exclusão de 26 trabalhos, foram selecionados 41 artigos para análise bibliométrica no Bibliometrix.
Estes estudos sobrelevam a importância da alfabetização energética e propõem estratégias para melhorar práticas e políticas energéticas. No Sul Global, o modelo "Sistemas de Energia Social" recomenda uma abordagem integrada que alinha dimensões sociais e culturais para aprimorar projetos de energia comunitária, criticando a metodologia top-down tradicional (CLOKE et al., 2017). Já na Dinamarca, apesar do apoio a políticas verdes, o baixo nível de alfabetização energética pode limitar a eficácia de programas educacionais e facilitar a aceitação de políticas progressistas (SOVACOOL; BLYTH, 2015).
Além disso, os estudos mostraram que mesmo em instituições sustentáveis do Reino Unido, existe a necessidade de alinhar currículos a fim de beneficiar a alfabetização energética dos estudantes. Por outro lado, em países como Taiwan e Polônia, existem desafios que envolvem baixo nível de alfabetização energética e dependência de fontes não sustentáveis, evidenciando a importância de mais educação e apoio das instituições em busca de uma transição energética sustentável. Em suma, melhorar a alfabetização energética é imprescindível para práticas e políticas sustentáveis, exigindo adaptações às necessidades e contextos locais.