Reumo
O termo sustentabilidade tem atraído um número crescente de estudiosos e profissionais nos últimos vinte anos (Ranjbari et al., 2021). Apesar de a Revolução Industrial ter impulsionado o desenvolvimento e o crescimento econômico, predominantemente por meio de uma economia linear (LE), gerou desigualdades sociais e causou, e continua a causar, impactos negativos em muitos aspectos do meio ambiente (Linnenluecke, Grif & Winn, 2012).
À medida que o sistema global e a humanidade buscam soluções para os crescentes desafios de sustentabilidade, a economia circular (EC) surge como uma abordagem promissora para facilitar transições sustentáveis e alcançar o desenvolvimento sustentável (Koistinen et al., 2022). A circularidade da economia circular (EC) pode ser explicada pelos princípios de reduzir, reutilizar e reciclar (Katz-Gerro & López Sintas, 2019), conhecidos como os princípios dos 3Rs.
Assim, implementar a EC, é fundamental adotar uma abordagem multidisciplinar que integre os pilares econômicos, ecológicos e sociais. As estratégias de economia circular visam transformar o modelo linear tradicional de “produzir, consumir e descartar” em um ciclo contínuo onde os recursos são reutilizados, reciclados e valorizados ao máximo. Esse shift estratégico promete reduzir o impacto ambiental e gerar novos benefícios econômicos e sociais (Diéguez-Santana et al., 2021).
As estratégias da EC que vencem as barreiras organizacionais e gerenciais são capazes de fomentar o desenvolvimento sustentável à medida que restringem o consumo exacerbado do presente para garantir que as gerações futuras herdem recursos essenciais à sua sobrevivência (Ogunmakinde et al., 2022). Para os autores, se não houver redução da taxa atual de extração de matérias-primas, as gerações futuras poderão ficar sem recursos para atender às suas necessidades. Assim, sustentabilidade, objetivos do desenvolvimento sustentável e economia circular atuam em conjunto no bem-estar da humanidade (Kushwaha & Sharma, 2016), contra mudanças climáticas (Nikolaou, Jones & Stefanakis, 2021) e a exaustão de recursos naturais (Velenturf & Purnell, 2021). Portanto, este estudo analisa como uma empresa focada em economia circular pode aumentar a percepção dos CEOs e consolidar a compreensão sobre as barreiras que afetam a implementação de práticas de economia circular na primeira hipótese: H1: As estratégias de economia circular estão positivamente associadas à consciência dos CEOs sobre as barreiras à economia circular.
Recentemente, a literatura revelou que, de maneira geral, a liderança e o comprometimento da alta gestão são fatores essenciais para o sucesso na implementação da economia circular (EC) em pequenas e médias empresas (PMEs) (Soni et al., 2023). Esses estudos destacam a influência significativa dos estilos e atributos de liderança, retratando os líderes como figuras centrais cuja orientação é crucial para o progresso da empresa (Singh, Khan & Dsilva, 2023). Embora a pesquisa tenha evidenciado o papel crítico dos CEOs das PMEs na condução de grandes transformações estratégicas (Diéguez-Santana et al., 2021), também reconhece que uma mudança estratégica não pode ser efetivada sem o engajamento das demais partes interessadas internas, como os funcionários (Koistinen et al., 2022).
A capacidade de líderar é muito importante nas PMEs, onde a equipe é menor e o comprometimento de todos é crucial para uma transformação bem-sucedida (Linnenluecke, Grif & Winn, 2012). Nesse sentido, a delegação de responsabilidades entre funcionários, pode diminuir as barreiras no que tange a EC. Assim, a consciência dos CEOs sobre as barreiras à economia circular pode ter um impacto positivo na forma como as estratégias circulares são implementadas nas empresas na segunda hipótese: H2: A consciência dos CEOs sobre as barreiras à economia circular está positivamente associada à adoção de práticas de economia circular.
Embora esses estudos tenham avançado consideravelmente a pesquisa sobre CE adoção, poucos estudos investigaram profundamente o impacto da liderança nesta adoção (Malik et al., 2022). Assim, refletir sobre os modelos de negócios sustentáveis, com base na EC, e seus efeitos no meio ambiente tem desafiado as empresas tanto localmente quanto globalmente. Nesse sentido, a implementação da prática de EC transcende a decisão de uma empresa de mudar as práticas tradicionais de fabricação para incluir uma mudança na mentalidade, valores e processos (Moraga et al., 2019). Mas demonstra que CEOs com uma consciência mais profunda das barreiras enfrentadas são mais eficazes na promoção e implementação de práticas circulares dentro de suas organizações (Arekrans et al., 2022).
Estudos têm evidenciando sobre a relação entre a conscientização dos CEOs e a adoção de estratégias de economia circular, destacando que a consciência dos líderes sobre as barreiras à economia circular pode ter um impacto positivo. Embora esses estudos tenham avançado significativamente na pesquisa sobre a adoção da economia circular (EC), há poucos trabalhos que examinam de maneira aprofundada o impacto da liderança nesse processo (Dey et al., 2020). Assim, a relação entre estratégias de economia circular e a adoção de práticas de economia circular pode ser significativamente mediada pela consciência dos CEOs sobre as barreiras à implementação desses conceitos. Quando CEOs têm uma compreensão profunda das dificuldades associadas à economia circular, como a falta de infraestrutura adequada, resistência à mudança cultural ou limitações tecnológicas, são mais capazes de formular estratégias que abordem esses desafios de forma eficaz e conforme apresentada na terceira hipótese: H3: A relação entre estratégias de economia circular e a adoção de práticas de economia circular é mediada pela consciência dos CEOs sobre as barreiras à economia circular (mediação).
Contudo, sabe-se que o impacto das estratégias de economia circular nas práticas de EC é substancialmente influenciado pela consciência dos CEOs sobre as barreiras que podem dificultar essa transição. Essa consciência permite que os líderes empresariais não apenas ajustem suas estratégias para superar obstáculos, mas também promovam uma cultura organizacional que valoriza e apoia a sustentabilidade.
Diante do supracitado o objetivo deste trabalho é examinar o impacto das estratégias de economia circular nas práticas de economia circular e o papel mediador da consciência dos CEOs sobre as barreiras à economia circular nessa relação.