Resumo

Título do Artigo

ME LEVA PARA CASA? Uma análise da percepção do público sobre campanhas de adoção de animais.
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Tema

Marketing e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Lidiane Silva Delam
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - ESAG Responsável pela submissão
2 - Aline Regina Santos
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Esag

Reumo

Introdução O crescente aumento da presença dos animais de estimação nas residências acende um alerta para a necessidade de fomentar a conscientização sobre a posse responsável desses animais. Dessa forma, as campanhas de marketing social ganham importante papel na promoção da adoção responsável de animais de estimação, visto que buscam influenciar o comportamento de seu público-alvo (Kotler e Lee, 2020), agindo de forma a minimizar o abandono e maus tratos dos animais. Problema de Pesquisa e Objetivo A questão central deste estudo é “como as campanhas de marketing social voltadas à adoção de animais estimulam a mudança de comportamento da população?”. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo: a) Investigar as reações do público-alvo às campanhas de adoção de animais; e b) Investigar se as campanhas de adoção de animais são efetivas ao promover mudanças de comportamento relacionadas à adoção de animais. Fundamentação Teórica Kotler e Lee (p. 9, 2020) propõe que é papel do profissional de marketing social influenciar diferentes públicos-alvo para que realizem quatro ações: i) aceitar um novo comportamento, ii) rejeitar um comportamento potencialmente indesejável, iii) modificar um comportamento atual, e iv) abandonar um comportamento antigo indesejado. Ademais, os autores também propõe que uma campanha possuem três tipos de objetivos associados a ela, sendo eles: objetivos comportamentais, objetivos de conhecimento e objetivos de crença (Kotler e Lee, p. 124, 2020). Metodologia Adotou-se uma abordagem exploratória-descritiva e quantitativa, com aplicação de pesquisa survey a moradores da região de Florianópolis. O instrumento foi construído considerando os constructos de marketing social propostos por Kotler e Lee (2020). Como resultado, obteve-se 193 respostas válidas. A análise dos dados fez uso predominante de estatística descritiva. Análise dos Resultados Os dados obtidos por meio da aplicação do questionário demonstraram que os impactos das campanhas de adoção de animais de estimação conseguem atingir apenas a mudança social cognitiva, promovendo o entendimento da população sobre a importância em adotar animais, mas não concretiza de fato a mudança do comportamento que se prevê ao planejar uma campanha. Ademais, percebe-se que adotar um animal idoso aparece como uma barreira, visto que ao observar os hábitos de adoção dos respondentes, apenas 4,1% adotaram animais idoso. Conclusão Os resultados deste estudo revelam que, embora as campanhas de adoção de animais sejam amplamente reconhecidas pelo público como uma importante ferramenta de conscientização, sua eficácia em promover mudanças comportamentais mais profundas, como a adoção de fato, ainda é limitada. Assim, a continuidade de pesquisas nessa área pode contribuir para promover mudanças comportamentais significativas, garantindo que a adoção responsável de animais se expanda como uma prática mais comum e socialmente relevante. Referências Bibliográficas KOTLER, P. LEE, N. R.; Marketing social: Influenciando comportamentos para o bem. Grupo GEN. 2020.