Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: ANÁLISE DE NARRATIVA NO ARRANJO PRODUTIVO DA PISCICULTURA DO CASTANHÃO
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas correlatos

Autores

Nome
Adriana Teixeira Bastos
Cláudio César Torquato Rocha
Fátima Regina Ney Matos

Reumo

O objetivo do presente artigo é caracterizar o processo de aprendizagem interorganiacional de conhecimentos e práticas que influenciam os resultados em prol do desenvolvimento sustentável (DS), no arranjo produtivo local (APL) da piscicultura do Castanhão. Para tanto, procura-se identificar alguns elementos deste processo como: gatilhos, fontes e resultados, bem como fatores: de contingência, de coerência, de conectividade, de coordenação e de espaços de interação. A discussão recorreu a uma revisão teórica que se apropria dos conceitos de aprendizagem interorganizacional. A abordagem é eminentemente qualitativa e utilizou-se da metodologia de narrativas com uso de entrevistas, análise documental e observação para coleta de dados e de sua análise para discussão dos resultados. Os achados apontaram que a análise de narrativa se constitui em metodologia apropriada para as pesquisas que visam discutir processos/histórias de aprendizagem, uma vez seu emprego possibilitou demonstrar como a aprendizagem ocorre na medida em o arranjo produtivo local evolui. O estudo também apontou que ocorrem mudanças na forma de aprender, fazendo com que os conhecimentos iniciais passem de uma estrutura incipiente, para outra mais complexa, devido a chegada de novos atores, notadamente da esfera pública.