Resumo

Título do Artigo

Definições e conceitos das cidades no contexto da sustentabilidade.
Abrir Arquivo

Tema

Cidades sustentáveis e inteligentes/smart cities

Autores

Nome
1 - Michelle Monteiro Alves Roldan
Universidade Federal de Santa Catarina - Responsável pela submissão
2 - Lucila Maria de Souza Campos
Universidade Federal de Santa Catarina -

Reumo

O interesse em desenvolver cidades que sejam consideradas “modelo” que integrem sustentabilidade, inteligência, mobilidade, governança e melhor qualidade de vida à população, aumentou consideravelmente nas últimas décadas. A compreensão dos conceitos sobre cidades e sua abordagem sobre sustentabilidade é importante para desmistificar as falácias que emergem deste tema, bem como o conhecimento sobre a utilização de ferramentas utilizadas para avaliação das cidades, pois estes podem ser utilizados como suporte para a tomada de decisões no desenvolvimento urbano.
Em função da infinidade de terminologias encontradas nas mídias sociais e comunicação científica sobre os mais variados tipos de cidades, verificou-se a necessidade de uma compreensão mais clara sobre suas definições e conceitos que culminou na elaboração quadro que consolida os conceitos e definições das principais cidades estudadas. Durante a pesquisa, impulsionado por um senso crítico sobre os indicadores utilizado para ranquear as cidades brasileiras, realizou-se uma análise comparativa com os indicadores da ISO 37120 de modo a verificar sua aderência aos indicadores de sustentabilidade.
O artigo foi fundamentado na pesquisa bibliográfica em 207 artigos nas bases científicas WebScience e Scopus, no período de 2010 a 2018, utilizando as palavras-chaves "Smart Cit*” & “Sustainable Cit*” & “definition” & “conception” & “indicators”. A interpretação dos dados permitiu confirmar o expressivo crescimento da produção científica para definir e conceituar cidades e identificar a falta de consenso sobre as terminologias, também possibilitou identificar os principais indicadores utilizados para mensurar as cidades em todo o mundo.
Foi utilizado um modelo de seleção em quatro etapas (identificação, seleção, elegibilidade e inclusão) o qual definiu os 14 artigos estudados. • Identificação: Nesta etapa, 207 artigos foram identificados pelos critérios definidos e delimitados. • Seleção: Nesta etapa, 44 artigos foram selecionados em função dos títulos do tema da pesquisa. • Elegibilidade: Nesta etapa, 9 artigos foram elegíveis, após leitura do resumo e conclusão e avaliada sua relevância para o tema e verificado se havia duplicidade. • Inclusão: Nesta etapa, 5 artigos foram inclusos por serem relevantes ao tema
o documento oferece um quadro de termos e conceitos, considerando as características das principais cidades e sua abordagem de sustentabilidade no contexto da triple botton line e apresenta o resultado de uma análise comparativa entre os indicadores utilizados para ranquear as cidades brasileiras – Ranking CSC - Connected Smart Cities e a norma ISO 37120 (Desenvolvimento Sustentável de Comunidades). Propõe discussões futuras e estudos mais detalhados sobre os resultados e sugere inclusão de indicadores ao CSC, de modo a estimular ações mais sustentáveis para as cidades.
Conclui, a partir dos resultados obtidos, um déficit de indicadores de sustentabilidade no padrão utilizado para ranquear as cidades inteligentes brasileiras, quando estes comparados à norma ISO 37120. Propõe discussões futuras e estudos mais detalhados sobre os resultados e sugere inclusão dos indicadores no ranking CSC.
AHVENNIEMI Hannele, HUOVILA Aapo, ALBINO, V., BERARDI, U., & DANGELICO, R. . ARMAN Arry ABBAS Antragama Ewa HURRIYATI Ratih, BAKICI, T., ALMIRALL, E., & WAREHAM, J. (2013). BIFULCO, F., TREGUA, M., AMITRANO, C. C., & D’Auria, A ELKINGTON J. HABITAT, U. N. (2011). HATUKA Tali, ROSEN-ZVI Issachar, JABAREEN, Y JABAREEN, Y. R MARTIN, Jong, JOSS, Simon, SCHRAVEN, Daan, MORI K., and CHRISTODOULOU A MURRAY, A., MINEVICH, M. ONU – Relatório Ranking-CSC STORCH, H., DOWNES, N.K. TANGUAY, G. A., Rajaonson,.. YANG Fu, XIAOLING Zhang