Resumo

Título do Artigo

OPERAÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA DESCARGA DE GRANÉIS SÓLIDOS
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Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - Paulo Garrido Macedo de Araujo
FASS Faculdade São Sebastião - Responsável pela submissão

Reumo

O Grupo Pronave desenvolveu uma moega para descarga de granéis sólidos no Porto de São Sebastião/SP, equipada com controle de emissão de poeira, que garante respeito ao meio ambiente, produtividade, elimina perdas de material e preserva a segurança do trabalhador. A invenção já patenteada passou por uma série de melhorias ao longo dos últimos anos, em especial a sua operação por meio de controle remoto, tendo sido a primeira moega no Brasil a atender o novo texto da NR-29. As inovações tecnológicas surtiram resultado nas questões ambientais, de produtividade, de inclusão social e de SST.
As operações portuárias com mercadorias a granel, especialmente os granéis sólidos, costumam ser cargas que os portos e terminais não desejam trabalhar, preferindo sempre cargas mais fáceis de manipular e que tenham maior valor agregado. O Porto de São Sebastião é um porto pequeno e muito preocupado com as questões ambientais, uma vez que está inserido em uma região de alto interesse natural e posicionado no centro de uma cidade histórica e turística. Não há mais espaço para as antigas práticas portuárias em que a produtividade por si só justificava qualquer impacto aos ecossistemas locais.
Com os novos diplomas legais e exigências de mercado, não se trata mais de obter soluções apenas para resolver as questões ambientais, mas sim à sustentabilidade como um conceito mais abrangente, que envolve as pessoas, a geração de emprego e renda, os impactos à vizinhança, a produtividade, as exigências do mercado e as questões econômicas que envolvem qualquer segmento empresarial.
Passou-se a debater na empresa soluções para atendimento às normas e melhoria do desempenho e segurança dos colaboradores, chegando à conclusão que a melhor medida seria afastar o trabalhador do equipamento, por meio de uma operação remota, assim ele estaria preservado de qualquer acidente que pudesse ocorrer com a moega. Para tanto, algumas medidas deveriam ser tomadas: instalação de câmeras, sistemas de transmissão e recepção/display das câmeras, sistema de controle remoto, sensores de altura, sistema de iluminação, entre outras, o que ocorreu em 9 etapas distintas e interligadas.
Redução da emissão de particulados no ambiente em torno de 95%; Atendimento à nova legislação relacionada ao trabalho portuário NR-29; Remoção do trabalhador de um local de trabalho com riscos para local sem riscos; Operação remota, com menos esforço e menos riscos; Melhor controle da operação, com a implantação das câmeras e sinais luminosos; Capacitação dos trabalhadores, permitindo desenvolvimento pessoal e profissional; Menor índice de acidentes com caminhões das transportadoras na área do porto; Melhor ergonomia e segurança nas passarelas; Maior conforto auditivo na área operacional.
As inovações na área de sustentabilidade ora descritas no presente relatório são passíveis de serem replicadas em todos os portos do Brasil, visando a melhoria na prestação de serviços à sociedade e modernização dos portos como propõe o Ministério dos Transportes, a ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e o Ministério do Trabalho e Emprego, através de suas normatizações e ações voltadas à qualidade nos trabalhos desenvolvidos pelos setores produtivos.