Resumo

Título do Artigo

Motivações e Fatores que Influenciam a Estratégia de Sustentabilidade em Hotelaria: Dois Estudos de Caso no Brasil
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Tema

Estratégia para a sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ananias Augusto de Andrade
Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio - Mestrado em Administração
2 - Marcos Cohen
Pontificia Universidade Católica - Rio - Responsável pela submissão

Reumo

Uma série de fatores como, o alto nível de utilização de recursos (água, energia e consumíveis) nas instalações do hotel, o fato da hotelaria ser um dos mais importantes setores da indústria do turismo e por oferecer quase da metade das acomodações aos visitantes nacionais e internacionais, indicam que a indústria hoteleira tem uma responsabilidade importante neste processo (BOHDANOWICZ; SIMANIC; MARTINAC, 2005). A questão da sustentabilidade das redes hoteleiras deve ser abordada em todos os níveis e as respectivas causas para sua adoção, ou não adoção, devidamente compreendidas.
a. Quais motivos, de fato, levam hotéis a adotarem um Sistema de Gestão de Sustentabilidade Certificado?; b. Quais os fatores que facilitaram ou dificultaram a implantação deste Sistema pelos hotéis?; c. Os resultados obtidos foram satisfatórios e estão alinhados com as estratégias desses hotéis? Assim, se objetiva expor o processo de implantação de um sistema de gestão de sustentabilidade em hotéis; explicitar as respectivas motivações para a implantação da sustentabilidade; identificar e evidenciar os fatores estratégicos que favoreceram ou dificultaram a viabilização dos hotéis.
Foram pesquisados na literatura os seguintes temas: Sustentabilidade em Hotelaria; Normalização e Certificação para Sustentabilidade; e casos reais. Foram identificados na literatura 6 estudos comparativos de hotéis localizados no Brasil e em outras partes do mundo. A partir de artigos teóricos e desses estudos empíricos foram identificadas as principais categorias teóricas da pesquisa, ou seja, as motivações que influenciam a adoção de iniciativas sustentáveis por parte dos hotéis, bem como, as barreiras, facilitadores e os respectivos resultados. Elas são resumidas em uma tabela no artig
Foi utilizada a abordagem de pesquisa qualitativa. A estratégia de investigação selecionada foi o estudo de caso múltiplo. Apenas 2 hotéis aceitaram participar da pesquisa. Um deles localizado na região Sul do Brasil, aqui denominado hotel “X” e certificado pela ABNT NBR 15401. O outro na Região Centro-Oeste com a certificação B e denominado hotel “Y”. No âmbito da coleta de dados, para as entrevistas foi utilizado o questionário aberto e feita triangulação de dados com outras fontes, além de visitas aos hotéis. Os dados foram analisados com base em categorias previamente estabelecidas.
Tanto o hotel X como o hotel Y inserem a questão da sustentabilidade no contexto do planejamento estratégico da empresa. A inserção dos aspectos de sustentabilidade na estratégia dos dois hotéis corrobora a afirmação de Deraman et al (2017) de que hotéis e resorts já consideram requisitos ambientais como parte integrante dos objetivos de negócio e aplicação de práticas conscientes é uma realidade. O objetivo do hotel X ao adotar práticas de sustentabilidade, segundo o entrevistado, foi o de expandir a capacidade hoteleira. O hotel Y visava obter a certificação do Sistema B.
De forma resumida, a análise dos dados levantados identificou que as motivações dos hotéis X e Y para implantação da sustentabilidade diferenciaram-se entre si. Enquanto o principal motivador do hotel X foi o aspecto econômico, para o hotel Y foi uma questão vocacional e cultural. Ambas as motivações foram identificadas na literatura pesquisada. Sob a ótica dos autores dessa pesquisa, os programas de sustentabilidade colocados em prática por parte dos hotéis atenderam aos objetivos esperados por cada um, respectivamente.
ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15401: Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – requisitos. Rio de Janeiro, mai. 2006. AYUSO, Silvia. Adoption of Voluntary Environmental Tools for Sustainable Tourism: Analysing the Experience of Spanish Hotels. Corporate Social Responsibility and Environmental Management. V. 13, p. 207-220. 2006, DERAMAN, F.; ISMAIL, N.; ARIFIN, A.; Mostafa, M. Green practices in hotel industry: Factors influencing the implementation. Journal of Tourism, Hospitality & Culinary Arts, 9(2), 305-316, 2017.