Resumo

Título do Artigo

Estimulando Sustentabilidade na Cadeia de Suprimento a partir do Capital Social
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis

Autores

Nome
1 - Gustavo Picanço Dias
Universidade Federal do Ceará - UFC - Responsável pela submissão
2 - FERNANDO LUIZ EMERENCIANO VIANA
Universidade de Fortaleza -
3 - MINELLE ENEAS DA SILVA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR -

Reumo

A compreensão do comportamento relacional entre compradores e fornecedores em uma cadeia de suprimento demonstra-se importante para entender a capacidade de inserção da sustentabilidade neste relacionamento. A literatura que discorre sobre Sustainable Supply Chain Management (SSCM) apesar de avançar nos últimos anos, ainda não é clara sobre os elementos que envolvem o relacionamento, nem mesmo sobre como devem ocorrer as práticas de sustentabilidade, principalmente as sociais.
. A literatura que discorre sobre Sustainable Supply Chain Management (SSCM) apesar de avançar nos últimos anos, ainda não é clara sobre os elementos que envolvem o relacionamento, nem mesmo sobre como devem ocorrer as práticas de sustentabilidade, principalmente as sociais (Morais & Silvestre, 2018; Touboulic & Walker, 2015; Villena et al., 2011). Portanto, o presente trabalho busca entender como o capital social pode ser incorporado ao debate de sustentabilidade como um meio de fomento de elementos sociais na cadeia de suprimentos
Como arcabouço teórico desta pesquisa têm-se os estudos do capital social cognitivo (Nahapiet & Ghoshal, 1998), estrutural e relacional (Granovetter, 1985). Além disso, são usados modelos operacionais de SSCM baseados nos trabalhos de Pagell e Wu (2009) e Beske e Seuring, (2014).
Por meio de um ensaio teórico, o presente estudo visa compreender como o capital social pode ser incorporado ao debate de sustentabilidade em cadeias de suprimento.
Com ênfase no debate sobre colaboração em cadeias de suprimento, entende-se que os elementos trazidos pela Teoria do Capital Social podem facilitar a coordenação, a cooperação e a comunicação na cadeia de suprimento. De forma prática, os elementos do capital social ampliam o campo de discussão na integração da dimensão social ao conceito macro da SSCM.
acredita-se que a inclusão do aspecto social na cadeia de suprimento se dá a partir dos estudos das relações e interações sociais, e o grau de integração existente entre os atores é fundamental à difusão dos aspectos sustentáveis na relação fornecedor – comprador. Tal visão não desconsidera a necessidade de lidar com temas como responsabilidade social, saúde e segurança do trabalho ou mesmo desenvolvimento de fornecedores, temas que normalmente são indicados para se falar sobre a dimensão social.
Morais & Silvestre (2018); Touboulic & Walker (2015) ; Villena et al. (2011); Granovetter, (1985); Pagell e Wu (2009) e Beske e Seuring, (2014)