Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA AÇÃO DE ATORES SOCIAIS NAS ABORDAGENS DE ECONOMIA ECOLÓGICA, GOVERNANÇA DE BENS COMUNS E ECOLOGIA POLÍTICA
Abrir Arquivo

Tema

Sustentabilidade na economia e na contabilidade

Autores

Nome
1 - Maria Cristina Pegorin
Universidade de Brasília - Universidade de Brasília Responsável pela submissão
2 - Tatiane Regina Petrillo Pires de Araújo
-

Reumo

Questões socioambientais são compreendidas de forma interdisciplinar, pois envolvem aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais, ambientais e institucionais. Dessa forma, a ação dos atores sociais diante dessas questões precisa ser analisada com base em abordagens teóricas que permitam compreender a influência de todos esses fatores. Para este estudo, foram escolhidas três abordagens teóricas: economia ecológica, recursos comuns e ecologia política.
Problema: como a economia ecológica, a abordagem dos recursos comuns e a ecologia política analisam a ação dos atores sociais? Objetivo geral: analisar a ação de atores sociais diante de questões socioambientais nas abordagens de economia ecológica, recursos comuns e ecologia política.
As informações principais obtidas nos artigos por meio de revisão sistemática foram organizados em quadros que, em cada uma das abordagens estudadas, apresentam a análise e as considerações de cada estudo no que diz respeito à ação, interação e articulação dos atores sociais identificados. A análise sistemática dos artigos permitiu identificar pontos básicos da ação, articulação e interação dos atores sociais na economia ecológica, na abordagem dos recursos comuns e na ecologia política
Esta pesquisa é exploratória e qualitativa. Para a análise do papel dos atores foram utilizados dados secundários extraídos de doze artigos, quatro de cada uma das abordagens estudadas – economia ecológica, recursos comuns e ecologia política. Os artigos foram trabalhados usando metodologia de revisão sistemática, sendo que em cada um deles foram identificados o foco de estudo do artigo, os atores sociais, a metodologia, as considerações finais do artigo e a análise e considerações do(s) autor(es) a respeito da ação dos atores sociais identificados.
Em todos os artigos revisados foi possível verificar que, diante de uma ação problema, os conflitos se estabeleceram de maneira bipolarizada, de tal forma que de um lado havia atores sociais detentores de poder econômico e de outro, atores sociais mais vulneráveis socioeconomicamente. Em todos os estudos de caso, o Estado, por meio de suas entidades representativas exerceu um papel de destaque, seja como solucionador do problema, seja como mediador.
As considerações finais demonstraram que não há divergência na ecologia política, na economia ecológica e na abordagem dos recursos comuns no que diz respeito à ação dos atores sociais. Por meio dos artigos analisados na revisão sistemática, foi possível identificar que são pontos chave que fortalecem a governança e ação efetiva dos atores sociais nas três abordagens estudadas a capacitação dos envolvidos para que possa ocorrer uma participação efetiva e de qualidade; o estabelecimento e cumprimento de normas; a gestão participativa; e a circulação de informação e conhecimento.
Antonio, M. d. l. Á. G. and H. R. Hernández (2015). "Gestión integral del agua desde un enfoque social hacia una economía ecológica." Revista de Ciências Sociales y Humanidades 24: 160-174. Bergmann, C. and G. Martin (2012). Towards a Political Ecology of Scale in High Mountains. Fields and Forests: Ethnographic Perspectives on Environmental Globalization. D. Münster, Ursula Münster and S. Dorondel. Munich, Germany, RCC Perspectives: 69–74. Blaikie, P. (1999). "A Review of Political Ecology: Issues, Epistemology and Analytical Narratives." Journal of Economic and Geography: 131-147.