Resumo

Título do Artigo

PROBLEMAS URBANOS QUE INTERFEREM NA (IN) SUSTENTABILIDADE DE CIDADES: um estudo no Município de Serra Redonda -PB
Abrir Arquivo

Tema

Cidades sustentáveis e inteligentes/smart cities

Autores

Nome
1 - Euber Tavares de Macedo
Universidade Federal de Campina Grande -
2 - MARIA CLARA TORQUATO SALLES
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
3 - Emanuelly Rodrigues Nunes
Universidade Federal de Campina Grande -
4 - Maria de Fátima Martins
Universidade Federal de Campina Grande - Responsável pela submissão
5 - Rodrigo Oliveira Ribeiro
Universidade Federal de Campina Grande -

Reumo

O intenso e rápido processo de urbanização, atrelado ao atual modelo de desenvolvimento econômico dos países vem causando sérios problemas nos espaços urbanos. A cidade que deveria ser um meio de valorização da cultura, ambiente, bem estar e igualdade, tem se tornado ao longo dos anos, palco de segregação social e manifestação de diversos problemas ambientais. Aspectos estes que evidenciam a necessidade de uma gestão urbana capaz de otimizar a utilização dos recursos disponíveis e promover um desenvolvimento local sustentável.
O estudo da sustentabilidade no contexto urbano busca analisar o comportamento urbano frente às necessidades sociais, estruturais e ambientais que permeiam o espaço e o convívio social, orientado pela necessidade de incorporar novas formas de viver, agir, consumir, descartar e, principalmente formas de gestão e políticas que resulte em processos de desenvolvimento urbano sustentável com resultados para a sociedade. Aportado nessa preocupação, o presente artigo tem como objetivo analisar os problemas urbanos atuais que interferem na (in) sustentabilidade urbana do Município de Serra Redonda-PB.
No passado considerava-se que os recursos naturais podiam ser utilizados e alterados de forma ilimitada, desde que fossem atendidas as necessidades básicas dos moradores das cidades como habitação, trabalho, circulação e lazer. Os problemas ambientais que resultaram desse modelo de crescimento causam degradação dos recursos naturais com reflexos negativos sobre a qualidade de vida do homem, servindo para mostrar que as leis da natureza devem ser respeitadas na ocupação de uma área (MOTA, 1999).
Para tanto, a pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa, descritiva e conduzida sob a forma de estudo de caso. Para levantamento dos problemas urbanos, utilizou-se o registro fotográfico e um check list de problemas, além de documentos disponíveis em sites governamentais. Para a análise, tomou-se como base a legislação que embasa e orienta a gestão urbana, fundamentando toda a análise nas bases teóricas sobre espaço urbano e sustentabilidade urbana.
Os resultados obtidos apontam que a população de Serra Redonda tem convivido com diversos problemas urbanos que interferem diretamente na qualidade de vida, destacando-se problemas de falta de acessibilidade e mobilidade, mediante a ausência ou inadequação das calçadas, obstrução de vias públicas por resíduos sólidos ou entulhos, além da visível e incontestável ausência de infra estrutura urbana, representada por áreas que englobam um conjunto de problemas urbanos entrelaçados e que comprometem a qualidade do espaço urbano local.
Diante dos problemas urbanos apresentados, infere-se que a sustentabilidade da cidade está sendo afetada e que ao longo dos anos esse cenário pode comprometer a qualidade de vida e ambiental do município. Nesse sentido, sugere-se aos gestores A reorganização do espaço urbano, bem como a devida aplicação da legislação urbana e a implantação de políticas públicas, a partir de um planejamento adequado e eficaz que leve em consideração os problemas enfrentados pela população e a limitações do município, afim de minimizar os impactos negativos decorrentes da ação humana.
LEITE, Carlos. Cidades sustentáveis? Desafios e oportunidades. Com Ciência. Campinas - SP. 2010. MOTA, S. Urbanização e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: ABES, 1999. P 99. NEUMAYER, E. The determinants of aid allocation by regional multilateral development banks and united nations agencies. International Studies Quarterly, v.47, n.1, p.101 – 122. 2013. WYDRA, Nacilee.Feng Shui, o Livro das Soluções - 150 soluções simples para sua saúde e felicidade no lar ou no escritório. Editora Pensamento. Edição 15. São Paulo.1999.