Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS 4.0: DESVENDANDO RELAÇÕES ENTRE A FORMAÇÃO SUPERIOR E O PERFIL PROFISSIONAL
Abrir Arquivo

Tema

Educação e sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Brenda Satomi Kodama
Universidade Federal de Uberlândia - Faculdade de Gestão e Negócios Responsável pela submissão
2 - Luciana Oranges Cezarino
Universidade Federal de Uberlândia - Universidade Federal de Uberlândia
3 - Lara Bartocci Liboni
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) - FEA-RP
4 - Etienne Cardoso Abdala
Fundação Getúlio Vargas - FGV - Universidade Federal de Uberlândia

Reumo

A quarta revolução industrial traz consigo a necessidade de mão-de-obra qualificada em todos os níveis hierárquicos da organização. Hecklau et al (2016) e Liboni et al (2019) propõem frameworks de Competências 4.0 que envolvem desdobramentos sociais, metodológicos, pessoais e técnicos aos recursos humanos.
Considerando o relevante volume de força de trabalho no Brasil questiona-se se essas competências estão sendo formadas pela academia ou desenvolvidas pelos profissionais no mercado.
É incipiente a produção de pesquisas acerca da sustentabilidade das redes de produção no contexto da Indústria 4.0 estando as abordagens e ideias situadas na interface das disciplinas engenharia elétrica, administração de empresas, ciência da computação, engenharia de sistemas de negócios e de informação e engenharia mecânica, assim como os segmentos correlatos. Atualmente, o treinamento de habilidades eficientes e de alta qualidade, bem como o cultivo de talentos inovadores, estão se tornando cada vez mais urgentes, uma vez que os capitais humanos inovadores ainda são escassos.
Essa pesquisa relaciona as competências 4.0 da literatura com as identificadas nos recursos humanos brasileiros e na formação superior em administração por meio de um estudo netnográfico com redes sociais e websites de escolas de Administração.
Os resultados revelam dissociações entre as variáveis dos frameworks. As competências técnicas são mais citadas nos currículos profissionais enquanto as competências sociais, pessoais e metodológicas são mais presentes nos projetos pedagógicos das escolas de administração.
Os achados implicam que esse profissional completo, habilitado às competências 4.0, ainda é escasso no mercado e que a formação superior em administração não tem acompanhado a velocidade de transformação digital global, fato esse evidenciado pela baixa adesão às competências de gestão tecnológica e de desenvolvimento sustentável requeridas.
Hecklau, F., Galeitzke, M., Flachs, S. & Kohl, H. (2016). Holistic Approach for Human Resource Management in Industry 4.0. Procedia CIRP, 54, 1-6. doi: 10.1016/j.procir.2016.05.102; Liboni, L. B.; Cezarino, L. O.; Jabbour, C. J. C.; Oliveira, B. G. & Stefanelli, N. O. (2019) Smart industry and the pathways to HRM 4.0: implications for SCM, Supply Chain Management: An International Journal. https://doi.org/10.1108/SCM-03-2018-0150