Resumo

Título do Artigo

GESTÃO AMBIENTAL:O CASO DO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA/CE
Abrir Arquivo

Tema

Gestão ambiental

Autores

Nome
1 - Bruno Marques da Silva Sampaio
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Administração
2 - Benedita Marta Gomes Costa
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Curso de Administração Responsável pela submissão

Reumo

A natureza é nossa casa e deve ser cuidada assim como administramos o nosso lar, o homem não conseguirá viver sem preservar e respeitar o meio ambiente. Segundo Araújo et al (2006, p. 2) “a população tem que agir menos agressivamente em relação ao meio ambiente, pois os recursos naturais são limitados” Como base principal para gestão das UC’s, onde encaixa-se o Parque Nacional de Ubajara (PNU), tem-se o SNUC, um associado de normas e procedimentos oficiais propiciando aos governos federais, estaduais e municipais e à iniciativa privada a institucionalização, implantação e administração das UCs
Na gerência de quaisquer organização os acertos e erros são inerentes a profissão, cabe aos encarregados desse papel procurar através do planejamento trazer consequências positivas em maior números que as negativas. Nessa perspectiva o presente trabalho visa Identificar os obstáculos que interferem na gestão do Parque Nacional de Ubajara-CE assim como seus êxitos.
Cabe destacar o alinhamento desta pesquisa com os trabalhos desenvolvidos por: Pontes (2016), Castro (2007) e Cunha (2010) ambos procurando desenvolveram estudos com foco no cálculo da efetividade da gestão de Parques, Pontes (2016) no Parque Nacional do Descobrimento/BA (PND), Castro (2007) no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro/MG (PESB), e principalmente o de Cunha (2010) por ter desenvolvido sua pesquisa no Parque Nacional de Ubajara (PNU), o mesmo Parque estudado neste trabalho.
A visita de campo ocorreu nos dias 7 e 8 de setembro de 2018 com intuito de conhecer o objeto de estudo, desta forma foi realizado a visita ao PNU e também a sede do ICMbio em Ujabara-CE a fim de vivenciar as práticas de gestão desenvolvidas pelos colaboradores que integram a gestão. Viu-se de perto o funcionamento de atividades desenvolvidas no parque, dentre elas citamos a atuação dos guias da cooperativa COOPTUR, encarregados pela recepção das visitas ao Parque.
Apresentado os dados, visualizamos de forma mais sucinta e clara como se encontra a gestão do PNU. A atividade de gerir qualquer organização está incumbida de problemas seguida de sucessos e fracassos cotidianos, cabe aos gestores enxergar os motivos por trás de cada resultado e saber lidar com todas as vertentes. Quando o caso envolve a gestão pública, dependendo portando do poder do estado e sua demasiada burocracia, as dificuldades encontradas são acentuadas.
A partir dos dados apresentados, podemos apontar a questão financeira como fator restritivo na administração do PNU, comprometendo muitas de suas funções administrativas e estruturas de visitação, onde cita-se o teleférico (bondinho), a principal atração do local, responsável por atrair diversos públicos e contribuir para a arrecadação via taxas de visitação que são destinadas, uma certa parcela, a gestão da própria UC, encontra-se em manutenção a muitos anos, mesmo assim é importante salientar os esforços dos atuais gestores em fazê-lo voltar ao normal.
BORGES, Luís Antônio Coimbra; REZENDE, José Luiz Pereira de; PEREIRA, José Aldo Alves. Evolução da legislação ambiental no brasil. Rama: Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, Maringá, v. 2, n. 4, p.447-466, 2009. Trimestral. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2018. BRASIL Decreto no 23.793, de 23 de janeiro de 1934. Aprova o código florestal.. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Disponível em:. Acesso em 20 nov. 2018.