Resumo

Título do Artigo

Transição no Sistema de Inovação do Setor Bancário Brasileiro: Uma análise a partir das Funções do Sistema de Inovação
Abrir Arquivo

Tema

Finanças sustentáveis

Autores

Nome
1 - Letícia Luz e Silva de Oliveira
-
2 - Danielle Denes-Santos
Universidade Positivo - PMDA - PPGA - Universidade Positivo Responsável pela submissão

Reumo

Analisar e compreender o setor bancário brasileiro a partir da dinâmica das Funções do Sistema de Inovação pode trazer à tona tanto os desafios para o setor quanto o entendimento sobre como as inovações estão impactando este ecossistema. Neste contexto, a pergunta de investigação que norteia este estudo é: “De que forma as inovações tecnológicas influenciam o processo de transição do setor bancário brasileiro à luz das funções do sistema de inovação? ”.
“De que forma as inovações tecnológicas influenciam o processo de transição do setor bancário brasileiro à luz das funções do sistema de inovação? ”. Este trabalho buscou identificar de que forma as inovações tecnológicas influenciam o processo de transição do setor bancário brasileiro, à luz das funções do sistema de inovação, com base nos conceitos de Hekkert et al (2007). Foram utilizadas 99 fontes documentais, incluindo decretos presidenciais, leis, resoluções, notícias, sites, congressos e eventos, apresentações, estudos e análises.
Inicialmente foi feita uma contextualização acerca dos Sistemas de Inovação (SI), considerando o destaque a conceitos e entendimentos dos principais elementos que constituem um sistema e como estes se relacionam para o surgimento e ampliação das inovações. Na sequencia, abordou-se o funcionamento do SI e as consequências da influência no processo de transição tecnológica, mais especificamente no setor bancário. A análise das funções do SI surge a partir da necessidade de identificar-se a dinâmica do sistema, para explicar o processo de mudança tecnológica em um SI emergente ou existente.
Esta pesquisa foi exploratória, descritiva e de natureza qualitativa. Em relação aos procedimentos técnicos, foi utilizada a estratégia de estudo de caso, a qual foi considerada adequada para este trabalho, em virtude de permitir o acesso a informações mais amplas, detalhadas e com uma visão da totalidade e complexidade do caso (GOLDENBERG, 2002). Este trabalho buscou identificar de que forma as inovações tecnológicas influenciam o processo de transição do setor bancário brasileiro, à luz das funções do sistema de inovação, com base nos conceitos de Hekkert et al (2007).
Com base no referencial teórico sobre as Funções do Sistema de Inovação proposto por Hekkert et al. (2007), foi realizada nesta seção uma análise do setor bancário brasileiro, tendo como pressuposto o material coletado através das entrevistas e as informações provenientes dos dados secundários. Função 1 – Atividades empreendedoras. Função 2 – Desenvolvimento do conhecimento Função 3 – Difusão do conhecimento na rede Função 4 - Orientação à pesquisa Função 5 - Formação de mercado Função 6 - Mobilização de recursos Função 7 - Criação de legitimidade
Com a chegada das tecnologias digitais, as empresas tradicionais do setor bancário brasileiro têm buscado diversas alternativas para acompanhar a entrada no mercado de novos atores, surgindo assim parcerias entre os maiores bancos brasileiros com as fintechs por meio de iniciativas como InovaBra do Bradesco, Cubo do Itaú e LABBS do Banco do Brasil. Os documentos que embasaram o presente estudo e as falas dos entrevistados também evidenciaram a alocação de recursos financeiros em volumes crescentes, iniciativas do Bacen, Cade e Senado Federal para ampliar a participação de novas empresas.
EDQUIST, C. Systems of innovation: perspectives and challenges. In: FAGERBERG, J.; MOWERY, D. E.; NELSON, R. The Oxford Handbook of Innovation. Oxford University Press, 2005. EDQUIST, C. The Systems of Innovation Approach and Innovation Policy: An Account of the State of the Art. DRUID, Aalborg. 2001. FEBRABAN. Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária. Deloitte, 2018a. Disponível em: Acesso em: 20 de julho de 2018. GALHAU, F. V. de. Constructing the possible trinity of innovation, stability and regulat