Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Josiane Weber
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Escola de Administração Responsável pela submissão

Reumo

Os crescentes desafios de ordem social, econômica e ambiental enfrentados pela humanidade levaram à busca pelo desenvolvimento sustentável. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS ilustram estas demandas, e fazem repensar as formas de empreender e inovar como fundamental para o alcance destas metas. Acredita-se que tanto a inovação social quanto o empreendedorismo social podem ser estratégias para o desenvolvimento sustentável, principalmente em contextos de recursos escassos.
Partindo do pressuposto de que o empreendedorismo social possa ser uma estratégia para fomentar o desenvolvimento sustentável, e considerando que ainda se faz necessário identificar como estas relações têm sido estabelecidas, o objetivo deste estudo consiste em procurar evidências quanto às relações entre as duas temáticas.
O desenvolvimento sustentável consiste em “uma das maiores preocupações da humanidade e um discurso em constante disputa” (SUGAHARA; RODRIGUES, 2019, p. 31), engloba uma série definições (BANERJEE, 2003), mas de maneira geral contempla as dimensões social, ambiental e econômica. Da mesma forma, o empreendedorismo social, abarca uma multiplicidade de definições, trata-se de um conceito em construção. Com foco em valor social em prol da mudança social, é frequentemente associado à inovação social (YUNUS, 2008; et al; ZAHRA et al., 2009).
Busca identificar, por meio de uma revisão bibliográfica, como os temas "desenvolvimento sustentável" e "emprendedorismo social" têm sido abordados de forma conjunta na literatura. Para tanto, foi adotada a metodologia Proknow-C (Knowledge Development Process-Constructivist) e a ferramenta VOSviewer para apoiar a seleção das publicações e a análise dos dados.
Considerando-se 1.019 trabalhos, resultantes de uma consulta à base de dados Scopus, foi obtido um portfólio bibliográfico com 23 artigos. Foram identificados os autores, periódicos e trabalhos proeminentes. A análise das redes de co-citação evidenciou grupos de pesquisadores que possuem relações e suas áreas de interesse, bem como lacunas para pesquisas futuras. Buscou-se identificar aspectos relativos à metodologia empregada no desenvolvimento dos estudos, os níveis de análise abordados, o contexto e os principais conceitos e teorias utilizados.
As contribuições mais significativas deste estudo consistem na difusão do conhecimento sobre os temas. Os resultados demonstram que o empreendedorismo social contribui para o desenvolvimento sustentável com foco em aspectos sociais, como redução da pobreza, melhoria da qualidade de vida, inclusão social, acesso à serviços, emprego e renda. Evidencia-se a necessidade de mais estudos que procurem aproximar as temáticas do empreendedorismo social e do desenvolvimento sustentável, bem como estudos que procurem contemplar os aspectos ambientais, sociais e econômicos de maneira conjunta.
BANERJEE, S. B. Who sustains whose development? Sustainable development and the reinvention of nature. Organization studies, n. 24, v.1, p. 143-180, 2003. YUNUS, M. Creating a world without poverty: Social business and the future of capitalism. New York: Public Affairs Books, 2008. SUGAHARA, C. R.; RODRIGUES, E. L. Desenvolvimento Sustentável: Um Discurso em Disputa. Desenvolvimento em Questão, v. 17, n. 49, p. 30-43, 2019. ZAHRA, S. A. et al. A typology of social entrepreneurs: Motives, search processes and ethical challenges. Journal of Business Venturing, v. 24, n. 5, p. 519-532, 2009.