Resumo

Título do Artigo

ACEITAÇÃO E USO DE MERCADO DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS POR PEQUENAS EMPRESAS NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Lara da Silva Freire
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2 - Victor Moreira Machado
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3 - Mariana Munis de Farias
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Centro de Ciências e Tecnologia Responsável pela submissão

Reumo

O consumidor está atento em como a empresa adapta-se em relação ao meio ambiente e cria práticas mais sustentáveis, reinventa seus processos, reutiliza recursos e incentiva seus stakeholders adotarem uma nova postura em preservação e consumo, pensando por meio de uma forma consciente. Portanto, painéis fotovoltaicos surgem como opção de gerar energia com recurso inesgotável (PHILIPPI; REIS, 2016). Ademais, o Brasil têm muito potencial às energias renováveis (PEREIRA et al., 2006; CALDAS, 2015), e a previsão é que entre 2006 e 2030, a produção de energia elétrica aumente em 77% (MORAIS, 2015).
Problema: Qual é a aceitação de mercado e uso de painéis fotovoltaicos para pequenas empresas situadas no interior do estado de São Paulo? Objetivos específicos: a. Estudar fatores que influenciam o comportamento de compra e consumo do mercado B2B; b. Analisar quais as principais áreas responsáveis pela implantação dos painéis fotovoltaicos nas empresas; c. Entender se a sustentabilidade foi vista como um ponto estratégico para a instalação dos painéis solares; d. Analisar qual é o comportamento de compra e consumo de pequenas empresas, perante a instalação e uso de painéis fotovoltaicos.
O consumo sustentável está cada vez mais presente pelos danos causados no meio ambiente, o consumidor está se conscientizando e buscando novas alternativas. O consumo de energia verde e renovável, é um exemplo que vem intensificando essa mudança de comportamento, pois, segundo Sangroya e Nayaka (2017), uma combinação de políticas públicas energéticas de governos e do meio ambiente podem contribuir para o desenvolvimento da energia verde por exemplo.
Para este estudo, foi utilizado o método de pesquisa de campo, com aplicação de roteiro para extrair as respostas necessárias para o estudo. Foi aplicada e elaborada plataforma online SurveyMonkey em 10 empresas de pequeno porte, em agosto e setembro (2019), onde em outubro foi realizada a extração e análise dos dados e dos resultados obtidos. Esse tipo de pesquisa, de acordo com Gil (1999, p. 72) “procuram muito mais aprofundamento das questões propostas do que na distribuição das características da população segundo determinadas variáveis”. Amostra por julgamento, interior de São Paulo.
Os resultados obtidos com a pesquisa demonstram uma preocupação com a sustentabilidade e com o custo-financeiro envolvendo a tecnologia. De acordo com a pesquisa, o custo-benefício é essencial, e em 70% dos casos pesquisados, a contratação dos painéis fotovoltaicos melhora e influência na imagem dos stakeholders de forma positiva e 20% alegam que sofrem pouca influência. Também pode-se identificar a influência da indicação, seja comercial ou pessoal, na contratação dos painéis onde a mesma obteve um índice de 30%, o mesmo percentual das pessoas que obtiveram conhecimento via internet.
Diante as possibilidades de as empresas diminuírem seus impactos no meio ambiente, a instalação de painéis fotovoltaicos torna-se uma opção atrativa, visto que além de produzir a própria energia elétrica de forma limpa e renovável, elas podem abater custos com as contas de energia. Além disso, caso a mesma gere maior quantidade que consome, pode direcionar a outras instalações. Com isso, a pesquisa analisa a aceitação de mercado e uso de painéis fotovoltaicos no interior do estado de São Paulo.
DONAIRE, D. Gestão Ambiental na Empresa. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2014. HARTMAN, P.; APAOLAZA-IBÁ~NEZ, V. Consumer attitude and purchase intention toward green energy brands: the roles of psychological benefits and environmental Concern., v 65, n. 9, p. 1254-1263, 2012. HERBES, C.; RAMME, I. Online marketing of green electricity in GermanyContent analysis of providers websites. v 66, p. 257-266, 2014. LINDGREEN, A. et al. Value in business and industrial marketing: Past, present, and future, v 41, n. 1, p. 207-214, 2012.