Resumo

Título do Artigo

INDICADORES DE DESEMPENHO AMBIENTAL REPORTADOS POR AEROPORTOS: UMA ANÁLISE DOS AEROPORTOS BRASILEIROS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Alexsander José dos Santos
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Sorocaba Responsável pela submissão
2 - Sandra R M Masalskiene Roveda
-
3 - Sandro Donnini Mancini
-
4 - Henrique Ewbank de Miranda Vieira
-
5 - José Arnaldo Frutuoso Roveda
-

Reumo

Constantemente, os aeroportos buscam o aperfeiçoamento da qualidade do serviço e de sua eficiência produtiva, o que os torna responsáveis pelos impactos ambientais resultantes de suas operações (BEZERRA e GOMES, 2018; DIMITRIOU; VOSKAKI e SARTZETAKI,2014). Por isso, tem se tornado vital a identificação das dimensões chave de performance e respectiva medição, análise e divulgação de informações relevantes aos stakeholders (BEZERRA; GOMES, 2018), o que envolve a dimensão ambiental.
Este estudo teve como objetivo identificar indicadores de desempenho ambiental que são reportados por aeroportos brasileiros, o que permitiu realizar um comparativo entre esses empreendimentos e determinar quais indicadores são mais utilizados e relevantes.
No setor aéreo, a questão ambiental tem cada vez mais destaque devido ao fato de que a transformação radical nas práticas e políticas dessa indústria levantou preocupações ambientais no mundo todo (KUMAR; A e GUPTA, 2020). Nesse contexto, torna-se essencial reportar indicadores que representam o desempenho ambiental dos aeroportos por meio de relatórios de sustentabilidade ou de responsabilidade corporativa e social.
Neste estudo, foram revisados sete relatórios anuais e de sustentabilidade de aeroportos brasileiros por intermédio da análise de conteúdo, que teve como estrutura de referência os indicadores e diretrizes da Global Report Iniative (GRI). Foram atribuídas pontuações (0 e 1) para o alinhamento ou não dos indicadores apresentados pelos aeroportos às diretrizes da GRI. Medidas estatísticas como mediana, frequência absoluta e relativa foram adotadas para gerar os resultados do estudo com base nas pontuações atribuídas, que, por sua vez, foram analisados quantitativamente.
Observa-se com base na mediana de cada categoria que os aeroportos reportam, em grande parte, menos de 50% dos indicadores da GRI, tendo como destaque a categoria Resíduos que apresenta o melhor desempenho (mediana de 0,67), indicando que é necessário um aperfeiçoamento na apresentação e utilização dos indicadores de outras categorias. Acrescenta-se que os aeroportos que são administrados pela INFRAERO obtiveram maior pontuação em mais categorias entre todos os aeroportos estudados, isto é, em três (Energia, Água e efluentes e Resíduos).
Os resultados do estudo demonstraram que os aeroportos brasileiros possuem desempenho insatisfatório no que tange reportar indicadores ambientais da Global Report Iniative (GRI), pois apresentam em seus relatórios de sustentabilidade ou anuais cerca de 30% dos indicadores dessa organização, sendo necessário um aprimoramento, essencialmente, nas categorias Materiais e Biodiversidade. Por fim, em um estudo futuro é possível desenvolver o que foi feito neste estudo para aeroportos de outros países, incluindo também outros indicadores não considerados aqui.
BEZERRA, G. C. L.; GOMES, Carlos F. Performance measurement practices in airports: Multidimensionality and utilization patterns. Journal of Air Transport Management, v. 70, n.1, p. 113–125, 2018. DIMITRIOU, D.; VOSKAKI, A.; SARTZETAKI, M. Airports Environmental Management: Results from the Evaluation of European Airports Environmental Plans. International Journal Of Information Systems And Supply Chain Management, v. 7, n. 1, p. 1–14, 2014. KUMAR, A.; A, A.; GUPTA, H.Evaluating green performance of the airports using hybrid BWM and VIKOR methodology. Tourism Management, v. 76, p.103941, 2020