Resumo

Título do Artigo

A RELEVÂNCIA DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES A DIESEL EM SINOP/MT
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - BEATRIZ NEYSMY BASÍLIO MOTA
-
2 - ANANIAS FRANCISCO DOS SANTOS
- Responsável pela submissão
3 - MARCOS FERREIRA DE SOUZA
Universidade do Estado de Mato Grosso - Facisa
4 - CLAUDIANE DA SILVA DOS SANTOS
-

Reumo

Jardim et al. (2012) define gerenciamento de resíduos sólidos como todos os fatores referentes aos aspectos tecnológicos e operacionais do gerenciamento, dentre eles, operacionais da questão envolvendo fatores administrativos, gerenciais, econômicos, ambientais e de desempenho como produtividade e qualidade, por exemplo, que se relacionam com prevenção, redução, segregação, reutilização, acondicionamento, coleta, transporte, tratamento, recuperação de energia e destinação final de resíduos sólidos.
Com base no exposto, questiona-se: qual a importância do gerenciamento de resíduos sólidos nas percepções dos colaboradores (mecânicos, chefe de oficinas e gerente gerais) das empresas prestadoras de serviços de veículos automotores a diesel estabelecidas às margens do BR 163 em Sinop/MT? Para responder a problemática da pesquisa, determinou-se como objetivo mostrar os posicionamentos dos colaboradores sobre a importância do gerenciamento dos resíduos sólidos gerados pelas oficinas mecânicas de veículos automotores a diesel, em decorrência das suas atividades.
A gestão ambiental pode ser definida como um conjunto de ações que envolvem políticas públicas, o setor produtivo e a comunidade, com vistas ao uso sustentável e racional dos recursos ambientais. Essas ações podem ser de caráter político, executivo, econômico, de ciência, tecnologia e inovação, de formação de recursos humanos, de informação e de articulação entre diferentes atores e níveis de atuação (BURSZTYN e BURSZTYN, 2006).
A pesquisa se classifica como aplicada, qualitativa e quantitativa, exploratória e um estudo de campo. Os dados obtidos receberam tratamento por meio da ferramenta conhecida como nuvem de palavras e em seguida, foi elaborado um discurso coletivo de todos os colaboradores que participaram da pesquisa.
De modo geral, o resultado mostrou que a maioria dos colaboradores das empresas estão em harmonia com as informações que constam nas legislações, Federal e Municipal, que tratam sobre o gerenciamento de resíduos sólidos. Assim também, mostram através do discurso do sujeito coletivo a importância do gerenciamento para a empresa, o meio ambiente e principalmente, a sociedade em geral. Por todo exposto da pesquisa, mostra que o gerenciamento dos resíduos sólidos nas percepções dos colaboradores nos locais onde foram realizadas as pesquisas é uma realidade ainda distante.
Em virtude do que foi mencionado, entende-se que é importante uma maior divulgação das informações relacionadas a maneira correta de gerenciar os resíduos sólidos conforme previstos nas legislações, visando uma maior conscientização dos gestores e principalmente, de todos os colaboradores que prestam serviços e geram os materiais a serem descartáveis corretamente. Assim também, os discursos dos colaboradores demonstram a importância nas suas visões do gerenciamento de resíduos sólidos como, por exemplo: seguramente o gerenciamento dos resíduos sólidos é de grande valia ao meio ambiente.
LOPES, G. V.; KEMERICH, P. D. da C. Resíduos de Oficina Mecânica: Proposta de Gerenciamento. Disciplinarum Scientia: Ciências Naturais e Tecnológicas, Santa Maria, v. 8, n. 1, p.81-94, 2007. MANGUEIRA, Flávio Olímpio. Os efeitos da gestão ambiental no desempenho organizacional de oficinas de reparação automotiva no município de São Paulo: um estudo exploratório. Universidade Nove de Julho. São Paulo, 2014. JARDIM, Arnaldo; YOSHIDA, Consuelo; FILHO, José Valverde M. Política Nacional. Gestão e Gestão de Resíduos Sólidos. São Paulo: Editora Manole, 2012.