Resumo

Título do Artigo

Os Objetivos De Desenvolvimento Sustentável (ODS) evidenciados nos relatórios de sustentabilidade dos principais frigoríficos brasileiros.
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - José Alexandre dos Santos
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNA - UFMS Responsável pela submissão
2 - Nidian Souza Ribeiro Correa
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPNA - Programa de Pós-graduação em Administração
3 - Denise Barros de Azevedo
UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Reumo

O desenvolvimento sustentável está intrinsicamente relacionado a busca pelo progresso das atividades econômicas, políticas e sociais com a utilização racional dos recursos naturais. As empresas brasileiras do segmento da carne têm projeção mundial, são elas, JBS, Marfrig, Minerva Foods, juntas elas alcançaram a marca de R$ 101.397,40 Milhões em vendas líquida no ano de 2019, além disso, elas compõem a lista da revista exame das 400 melhores e maiores empresas do agronegócio do ano de 2020 e ocuparam uma posição de destaque (REVISTA EXAME, 2020).
Diante disso, surge o problema: como os principais frigoríficos brasileiros incluem os ODS em seus relatórios de sustentabilidade? Portanto, o objetivo desta pesquisa é verificar e comparar a importância dada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos relatórios de sustentabilidade divulgados pelas empresas JBS, Marfrig e Minerva Foods em 2020.
O disclosure voluntário socioambiental é uma forma de manter os stakeholders informadas sobre as ações da organização. Portanto, para não correr o risco de perder o apoio das stakeholders, as organizações precisam considerar as demandas dos stakeholders na elaboração das estratégias corporativas e utilizar o disclosure voluntário socioambiental como um meio de comunicação entre a empresa e seus públicos de interesse (HUANG; KUNG, 2010). Já a materialidade é um conceito geral e abrangente e tem sido amplamente debatido no contexto de muitas formas de relatórios (AICPA, 2013).
O artigo parte de uma análise documental dos relatórios de sustentabilidade referentes ao ano de 2020. Para tanto, foram analisados os relatórios de sustentabilidade de 03 frigoríficos Brasileiros, são eles: JBS, Marfrig e Minerva dado de 2020. A coleta foi realizada identificando a presença das variáveis no relatório, a sua relação com os itens do relatório GRI e dos ODS. Após, essa etapa foi possível realizar uma comparação entre as empresas pesquisadas, verificando as aproximações e distâncias naquilo que as empresas destacam para sua atuação com foco nos ODS.
Os principais resultados apresentaram que as empresas deste estudo têm relacionados ODS em seus relatórios de sustentabilidade e os confrontado com itens do Global Reporting Initiative (GRI). Neste sentido, considerando o seu grupo de stakeholders, principalmente, na escolha dos temas materiais como, integridade do produto, responsabilidade social, gestão ambiental e bem-estar animal.
Os frigoríficos apresentam em suas divulgações um conjunto de informações que atendem as suas necessidades de legitimidade e de satisfação de seus stakeholders, e passaram a relacionar suas ações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Contudo, é importante observar que ao apresentar metas os frigoríficos podem conduzir os seus stakeholders a um conjunto de expectativas não condizentes com as possibilidades da organização, neste sentido, a elaboração de meta deve trazer uma perspectiva de tempo, serem quantificáveis, específicas e possíveis de atingir.
AICPA, American Institute of Certified Public Accountants. Powering CPAs. 2013. Disponível em: https://us.aicpa.org/content/dam/aicpa/about/annualreports/downloadabledocuments/2013-14-annual-report-narrative.pdf, acesso em 01/04/2022 HUANG, Cheng-Li; KUNG, Fan-Hua. Drivers of environmental disclosure and stakeholder expectation: Evidence from Taiwan. Journal of business ethics, v. 96, n. 3, p. 435-451, 2010. REVISTA EXAME. Melhores & Maiores: as 1000 maiores empresas do Brasil. Editora Brasil. 2020.