Resumo

Título do Artigo

UM ESTUDO DAS PRÁTICAS COTIDIANAS DE CONSUMO CONSCIENTE DOS PROFESSORES DA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA (UAEADTec) DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)
Abrir Arquivo

Tema

Casos de Ensino e Métodos de Pesquisa em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Marcia Maria Coelho Carvalho
Universidade Federal Rural de Pernambuco - Bacharelado em Admistração Publica Responsável pela submissão
2 - Kaline Maria Tenório Salviano
Universidade Federal de Pernambuco - Universidade Federal de Pernambuco

Reumo

Em decorrência da Revolução Industrial e o surgimento da globalização, a sociedade mudou seu comportamento. Com os novos avanços tecnológicos a indústria começou a produzir em larga escala, e com o aumento da quantidade de produtos disponíveis tornou-se maior o consumo, gerando um impacto negativo ao meio ambiente.
É nesse contexto que se insere o trabalho, tendo como objetivo analisar o comportamento dos professores da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em relação às práticas de consumo consciente, dessa forma, responder o seguinte questionamento: Como se dá o comportamento dos professores da UAEADTec da UFRPE em relação às práticas de consumo consciente?Para isso buscou-se conhecer o perfil sociodemográfico dos investigados; e, em seguida, avaliar o comportamento do consumo consciente dos professores.
Breve contextualização sobre a Sociedade do Consumo Desenvolvimento Sustentável Comportamento do Consumidor Consumo Consciente Métodos de Avaliação do Consumo Consciente
A metodologia utilizada foi a descritiva, bibliográfica e quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de um questionário aplicado de forma virtual aos professores da UAEADTec da UFRPE, que foi desenvolvido através da Escala do Consumo Sustentável de Ribeiro e Veiga (2011) e do Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu (2003).
Nas dimensões Reciclagem, Consciência Ecológica, Frugalidade, e Economia de Recursos que os respondentes são favoráveis ao consumo consciente, pois a maioria tem a prática de separar os objetos de (metal, vidro, papel, e embalagens plásticas) para a reciclagem; utilizar o verso das folhas que normalmente seriam jogadas no lixo; votar em candidatos que têm posições firmes em defesa do meio ambiente; consertar as coisas ao invés de jogá-las fora; desligar as torneiras da pia ou do chuveiro quando estão ensaboando os objetos, o corpo ou as mãos; e,não deixar as luzes acesas se necessidades.
Os resultados demonstram que os professores estão praticando ações positivas a respeito do consumo consciente, tendo em vista que essas ações contribuem para a diminuição da poluição, do desperdício e para o uso racional dos recursos naturais que estão ficando cada vez mais escassos.
COSTA, L. A. V.; IGNÁCIO, R. P. Relações de Consumo x Meio Ambiente: em busca do Desenvolvimento Sustentável. In:Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link= revista_artigos_leitura&artigo_id=10794 revista caderno=5.Acesso em 22 jun. 2021. GIL, A. C. Métodos e técnicas pesquisa social. -6.ed.-São Paulo: Atlas, 2008. RIBEIRO, J. A., VEIGA, R. T. Proposição de uma escala de consumo sustentável. Revista de Administração, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 45-60, 2011.