Resumo

Título do Artigo

Sustentabilidade Corporativa nas organizações: análise em uma indústria de cimento no Brasil
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Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Maria Clara Batista Santos
Universidade Federal da Paraíba - Universidade Federal da Paraíba Responsável pela submissão
2 - Andressa Kelly da Silva Nunes
Universidade Federal da Paraíba - Universidade Federal da Paraíba
3 - Matheus De Oliveira Silva
Universidade Federal da Paraíba - Universidade Federal da Paraíba
4 - WALESKA MARCELLA DA SILVA NOBREGA
Universidade Federal da Paraíba - Universidade Federal da Paraíba
5 - Sandra Naomi Morioka
- Departamento de Engenharia de Produção

Reumo

Este trabalho busca discutir os aspectos de sustentabilidade que estão sendo divulgados por uma empresa referência em termos de sustentabilidade no setor da indústria cimenteira. Para isso, foram analisados relatórios de sustentabilidade e website corporativo da empresa. A análise desses documentos contempla aspectos ligados ao compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), análise de práticas relacionadas aos aspectos sociais e ambientais, análise da responsabilidade social corporativa e dos stakeholders da organização.
O problema de pesquisa foi o de investigar os aspectos (práticas e projetos) de sustentabilidade reportados por uma empresa a partir do seu último relatório de sustentabilidade público e website corporativo, à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e de teorias sobre sustentabilidade corporativa e gestão de stakeholders. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos de sustentabilidade que estão sendo divulgados por uma empresa referência em termos de sustentabilidade no setor da indústria cimenteira.
Para Lange, Busch e Delgado-Ceballos (2012) a sustentabilidade nos negócios considera questões econômicas, ambientais e sociais de forma equilibrada, holística e de longo prazo, beneficiando gerações atuais e futuras. Sobre RSC, segundo Carroll (1991), ela é dividida em quatro níveis de responsabilidades, ordenados em relação ao comportamento socialmente responsável. Mitchell et al. (1997) propõem que os stakeholders podem ser identificados por meio de 3 atributos: poder de influenciar a empresa, legitimidade do relacionamento entre stakeholders e urgência da reivindicação sobre a empresa.
Nesta pesquisa, adotou-se o método estudo de caso. Primeiro, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema nas bases de dados ISI Web of Science e Google Acadêmico, para o aporte teórico para a discussão. Em seguida, as evidências foram constatadas nos websites corporativos e relatório de sustentabilidade (2020) divulgados da empresa foram analisadas. O artigo tomou como base as categorias de responsabilidade propostas por Carroll (1979) para análise e discussão. Assim, foi contrastado com a literatura, a fim de obter uma análise crítica dos resultados.
Através das ações de sustentabilidade, o maior benefício encontrado é que a empresa afirma contribuir em 10 objetivos dos 17 criados pela ONU. Foi possível perceber que apresenta um campo dedicado à responsabilidade social, com alguns projetos que a empresa promove. No entanto,quanto ao posicionamento da empresa, segundo a classificação de Carroll (1979), tem um posicionamento “Acomodado”, pois ela assume a responsabilidade legal, mas não faz além do que é solicitado, proativamente e vem aprimorando seu relacionamento com a comunidade, clientes e fornecedores, almejando matriz de materialidade
Conclui-se que a empresa disponibiliza um relatório de sustentabilidade bem estruturado, mas é preciso que ela supere apenas as responsabilidades legais praticadas e implemente projetos para sustentabilidade com garantia voluntária independente de terceiros, à medida que fortalece o seu compromisso com ODS estabelecidos pela ONU. Este estudo é limitado, por falta de informações mais detalhadas e atualizadas acerca da empresa. Por fim, avançar no tema é fundamental na construção de pesquisas futuras de modo a identificar e sugerir melhorias ou novas ações de sustentabilidade no setor cimenteiro
CARROLL, A. B. The pyramid of corporate social responsibility: Toward the moral management of organizational stakeholders. Business Horizons, v. 34, n. 4, p. 39–48, 1 jul. 1991. LANGE, Deborah E. de; BUSCH, Timo; DELGADO-CEBALLOS, Javier. Sustaining Sustainability in Organizations. Journal Of Business Ethics, v. 110, n. 2, p. 151-156, 2012. MITCHELL, R. K.; AGLE, B. R.; WOOD, D. J. Toward a theory of stakeholder identification and salience: Defining the principle of who and what really counts. Academy of Management Review, v. 22, n. 4, p. 853–886, 1997.