Resumo

Título do Artigo

PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA PESQUISA SOBRE O SICREDI
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - AMANDA APARECIDA CARLETTO DA SILVA
Universidade Estadual de Maringá - Universidade Estadual de Maringá
2 - Marguit Neumann
- Universidade Estadual de Maringá Responsável pela submissão
3 - Filipe da Silva Santos
Universidade Estadual de Maringá - Campus Regional de Cianorte
4 - Juliane Campoe Correa
Universidade Estadual de Maringá - Universidade Estadual de Maringá

Reumo

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é reconhecida pelo comprometimento das organizações com a sociedade. Aderir as práticas de RSC e o envolvimento com a comunidade atribui-se também as cooperativas de crédito, que possuem seus Princípios Cooperativistas. A Organização das Nações Unidas (ONU), ressalta que as cooperativas contribuem para a execução da Agenda 2030, proposta pela ONU em 2015. Tal agenda tem como pilar 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com 169 metas pautadas em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias (ONU, 2016).
Estudos precedentes têm abordado a temática das cooperativas de créditos no Brasil (Almeida & Gonçalves, 2017; Giassi, 2018; Cabo, 2019; Thesing & Sausen (2020). Porém, não existem estudos que evidenciem a adoção dos ODS pelas cooperativas de créditos em relação aos princípios cooperativistas e a Agenda 2030 da ONU. Portanto, surge a seguinte problemática: Quais as relações entre os Princípios Cooperativistas e as metas da Agenda 2030? Dado o contexto, o objetivo desta pesquisa consiste em identificar as relações entre os Princípios Cooperativistas Sicredi com as Metas da Agenda 2030 da ONU.
O cooperativismo é um movimento socioeconômico constituído, de forma própria e diferenciada pela sua natureza, princípios e propósitos (Meinen & Port, 2014). Tais instituições, são alicerçadas pelos Princípios do Cooperativismo (adesão voluntária e livre; gestão democrática; participação econômica; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; e interesse pela comunidade) cujo conteúdo informacional está em consonância com a Agenda 2030 da ONU que está pautada em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.
O objetivo do estudo é de identificar as relações entre os Princípios Cooperativistas Sicredi com as Metas da Agenda 2030 da ONU. Logo, classifica-se como descritivo (Cervo, Bervian & Silva, 2011) e permite estabelecer conexões entre alguns elementos (Vergara, 2011). No que tange a sua abordagem, a pesquisa é qualitativa, e os procedimentos técnicos enquadrou-se como: i) Documental: pois se utilizou dos Relatórios de Sustentabilidade publicados pelo Sicredi de 2015 a 2020; e ii) Bibliográfica: pois se utilizou de levantamento bibliográfico de materiais já publicados (Lakatos & Marconi, 2022).
Constatou-se que os princípios cooperativistas estão relacionados com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável o que proporciona as cooperativas uma interação concreta em suas ações. Também, percebeu-se que os ODS foram aderidos de maneira orgânica pelo Sicredi, e ganhando maiores proporções após a adesão da cooperativa ao Pacto Global, o que permitiu a instituição uma vantagem competitiva no mercado por ajudar a agregar valor e aumentar os seus indicadores de impacto positivo perante a comunidade que está inserida.
Conclui-se que a Cooperativa Sicredi percebeu a relevância de manter em sua operação os Princípios Cooperativista que está em consonância com a Agenda 2030 da ONU. Essa adoção agrega valor aos negócios e foi demonstrado pelos resultados positivos em seus relatórios. A análise da dimensão dos princípios cooperativistas relacionados as metas da Agenda 2030, permitiu identificar associação das partes, sendo possível perceber também que há metas ligadas à comunidade, ao público externo da organização, relacionado ao princípio 7 – Interesse pela Comunidade. Isso indica interesse no desenvolvimento
Carrol, A.B. (2015) Corporate social responsibility: The centerpiece of competing and complementary frameworks. Organizational Dynamics, 44, 87-96. Elkington, J. (1994). Towards the Sustainable Corporation: Win-Win Business Strategies for Sustainable Development. California Management Review. Internacional Co-operative Alliance (ICA) (2020) What is a cooperative?. Disponível em: https://www.ica.coop/en/cooperatives/what-is-a-cooperative. Acesso em: 09/10/2020. Relatório de Sustentabilidade Sicredi (2020). Disponível em: www.sicredi.com.br/site/sobre-nos/sustentabilidade/ Acesso em: 15/04/20